Em 2012 o Dacar poderá largar do Rio de Janeiro

O Rali Dacar 2012 pode ter seu trajeto alterado, com a largada acontecendo no Rio de Janeiro. A possibilidade, veiculada na virada do ano, anima os brasileiros, embora ainda haja um “pé atrás” na hora de mostrar entusiasmo com a possibilidade.

Segundo um dos competidores do Brasil que disputam a prova em 2011, o Rio de Janeiro já apresentou uma carta de intenções à ASO, responsável pelo Dacar, para receber a largada do próximo ano. Mas, por enquanto, a chance divide os brasileiros entre o otimismo e a precaução.

“A gente ouve muita especulação, de que talvez a largada seja no Rio, mas não tem nenhuma confirmação do governo brasileiro. Eles (organizadores) têm até o dia 29 para fechar onde vai ser a largada do próximo Rali Dacar. Todo mundo que encontra brasileiro vem perguntar como vai ser, se realmente vai ser lá, e a gente não sabe ainda, porque não tem uma confirmação oficial”, explicou Maykel Justo, da Equipe Petrobras.

Seu companheiro de caminhão, o piloto André Azevedo, classifica a possibilidade já para 2012 como “muito pouco provável”. Para ele, a falta de tempo deve inviabilizar a mudança de rota para o próximo ano. No entanto, a chance cresceria se o Rio de Janeiro entrasse no itinerário do Rali Dacar de 2013.

O ponto de vista é semelhante ao de André Azevedo. “Seria um apoio muito maior. Vejo pelo exemplo argentino. Depois de dez anos que eu estava no Rali Dacar, eu vi um argentino competindo. Daí o rali veio para cá, e hoje a Argentina tem mais de 60 veículos. É uma enorme motivação para quem gosta desse esporte, e no Brasil vai ser a mesma coisa. Não vai ser uma pressão, e sim uma motivação para as pessoas virem, para participarem do Rali Dacar”.