Confiança

Elenco atual do rubro-negro faz jus à história do clube

Com atuações pontuadas pela eficiência, o Atlético está estabelecendo recordes de gente grande neste Campeonato Paranaense. A série invicta de 11 partidas, que iguala a do Estadual de 2009, já é a terceira melhor do Rubro-Negro em 10 anos. A invencibilidade deste ano só não é superior a das temporadas de 2004, com 14 jogos, e 2008, quando ficou 15 partidas sem conhecer derrotas na competição – batendo a sequência de vitórias do Furacão de 1949.

Mesmo confirmando o favoritismo no 2.º turno do Estadual, indo à decisão contra o Coritiba, o Atlético não conseguirá quebrar a marca de 2008, mas poderá empatar o recorde da temporada de 2004. Isto por que, terá assegurado mais três partidas no Estadual, podendo chegar aos 14 jogos. Nada comparado, porém, ao recorde histórico da temporada de 1982, quando ficou 26 jogos sem perder no Campeonato Paranaense.

A diferença deste ano para as edições anteriores é que o Atlético está atuando com uma equipe que não tinha nenhuma experiência no Estadual. Na temporada 2008, por exemplo, o time rubro-negro, comandado pelo técnico Ney Franco, contava com nomes como Antônio Carlos, Danilo, Irênio, Claiton e Marcelo Ramos. Em 2004, quando ficou 14 jogos invicto, o time atleticano tinha em seu elenco uma mescla de juventude e experiência, que unia no mesmo time nomes como Fernandinho, Jadson, Dagoberto, Rogério Corrêa, Marcão e Washington.

Nacional

A boa campanha do Atlético já se equipara às melhores dos principais campeonatos estaduais do Brasil em 2013. Somente a Ponte Preta, com 16 jogos de invencibilidade; o Corinthians, com 15 partidas sem perder no Campeonato Paulista, e o Coritiba, que também ficou 15 jogos sem conhecer derrota no Campeonato Paranaense, tiveram maior sequência invicta do que o Rubro-Negro.

Entretanto, além do Atlético, outros quatro times também atingiram a marca de 11 partidas invictas nas edições deste ano dos campeonatos estaduais: São Paulo, Santos, Internacional e Cruzeiro. Porém, a Raposa é a única que ainda não conheceu derrota na temporada.