Ecclestone quer medalhas na Fórmula 1 já em 2009

O inglês Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da Fórmula 1, afirmou nesta quarta-feira (26) que a troca dos pontos por medalhas na categoria pode acontecer já na temporada de 2009. A idéia foi lançada pelo dirigente com o intuito de aumentar a briga por vitórias.

Segundo a proposta de Ecclestone, os pilotos receberiam medalhas de ouro, prata e bronze no pódio das corridas, e o quadro final definiria o campeão, como acontece nos Jogos Olímpicos. Assim, o piloto com mais vitórias – ou mais medalhas de ouro – seria o campeão.

“Vai acontecer. Todas as equipes gostaram da idéia. Eu defendo isso porque cansei de ver as pessoas falando em ultrapassagem, e a razão para isso não são os circuitos ou os carros, mas sim que os pilotos não precisam ultrapassar. Se você está em primeiro e eu em segundo, não vou tentar te passar paga ganhar dois pontos a mais”, afirmou Ecclestone.

Questionado sobre o prazo para instituir a idéia, Ecclestone foi direto. “Tentarei para o próximo ano. Espero que seja aprovada na próxima reunião do conselho da FIA.”

“Neste ano, vimos uma série de ocasiões em que Lewis [Hamilton] poderia brigar com Massa pela primeira posição, mas ele não tentou. E se ele fosse meu piloto, tentasse e errasse, eu teria reclamado”, disse o dirigente. No fim da temporada Hamilton levou o título por um ponto de vantagem, mesmo com uma vitória a menos que o brasileiro. Caso o sistema adotado fosse o de medalhas, Massa teria levado o título.