Ecclestone quer distribuir medalhas na Fórmula 1

O inglês Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da Fórmula 1, lançou nesta terça-feira (18) uma idéia que, se aprovada, mudará a cara da categoria. Para o dirigente, o sistema de pontos poderia ser substituído pelo de medalhas, como na maioria das competições esportivas. Assim, o piloto com mais vitórias – ou medalhas de ouro – seria o campeão.

“A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e todas as equipes são a favor da idéia”, disse ao jornal inglês The Times. Para o dirigente, o sistema aproximaria mais a Fórmula 1 do público. “Todo mundo entende o que são as medalhas de ouro, prata e bronze. Elas são usadas em quase todos os esportes”.

A idéia de Ecclestone é dar as medalhas aos três primeiros colocados em cada prova. Os pilotos que ficarem a partir do quarto lugar não ganhariam pontos, mas teriam seus resultados levados em conta para a classificação do campeonato – um piloto com um quarto lugar na temporada ficaria à frente de um com dois quintos, por exemplo.

Para o inglês, o GP do Brasil deste ano, que definiu o Mundial, mostrou a necessidade de uma mudança. “Hamilton só precisava chegar em quinto para ser campeão, então não era necessário arriscar para vencer. Acho que, com as medalhas, os pilotos terão de arriscar mais ultrapassagens”.

A idéia de Ecclestone será levada à próxima reunião do Conselho Mundial da FIA. Mesmo com o sistema das medalhas, a pontuação do primeiro ao oitavo lugar continuaria valendo para o Mundial de Construtores.