A seleção brasileria, vencedora da Copa do Mundo deste ano, foi escolhida a “seleção do ano”, anunciou ontem em um comunicado a Federação Internacional de Futebol (Fifa), enquanto o Senegal, que chegou às quartas-de-final, “o de melhor avanço do ano”.

Ao ganhar sua quinta Copa do Mundo, dia 30 de junho em Yokohama, no Japão, a seleção brasileira desbancou na classificação da Fifa a França, campeã anterior, que foi eliminada na primeira rodada da competição. Assim o Brasil recuperou um título que manteve sem interrupção entre 1994 a 1999. Por sua vez, a seleção do Senegal pulou 30 posições e chegou ao 29.º lugar. Os prêmios de Brasil e Senegal serão entregues no próximo 17 de dezembro, em Madri.

Além desses prêmios, será entregue o prêmio do fair-play da Fifa. Este ano serão distinguidas as torcidas de futebol da Coréia do Sul e do Japão. Segundo a Fifa, “a alegria, o entusiasmo e a hospitalidade dos torcedores dos dois países anfitriões, mas sobretudo a esportividade e o comportamento pacífico exemplares, contribuíram de modo formidável para o êxito do último Mundial”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade