Dupla Viana/Paula vence etapa do Rali da Graciosa

Campina Grande do Sul (PR) – A dupla Tino Vianna/Edu Paula conquistou uma surpreendente vitória na primeira etapa do 22º Rally Seat da Graciosa, disputado neste sábado em Campina Grande do Sul, no Paraná. Com um Subaru 4 x 4, Tino e Edu superaram os favoritos Paulo Vignolli/Nilo de Paula, que capotaram o carro na primeira especial do dia e abandonaram as especiais deste sábado (veja matéria abaixo).

A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade também foi válida pela terceira etapa do Campeonato Paranaense de Rally. Com o resultado de ontem, a dupla Fuchter/Gomes assumiu a liderança da Categoria N4 com 66 pontos.

“Este é um piso extremamente rápido e técnico. Isso é muito bom porque seleciona a capacidade da equipe. Nas primeiras etapas corremos com o carro antigo e os dirigentes da equipe acharam melhor trabalhar para desenvolver componentes e pontuamos pouco. Esse resultado mostra que estamos alcançando nossos objetivos”, disse Tino.

O navegador Edu Paula disse que a esperança de vitória era muito grande. “Treinamos em outras estradas e sentimos que o carro estava muito bom. Disse para o Tino que desta vez a vitória não iria escapar. Agora, queremos levar o troféu da geral”, completou Paula.

Hoje, a partir das 10h, na cidade de Araucária, acontece a sexta etapa do Brasileiro de Rali de Velocidade. Nas ruas de terra da cidade de Araucária, serão quatro especiais com 85 quilômetros e 70 de deslocamentos.

As quinta e sexta etapas do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade têm organização do Rallye Clube de Curitiba com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação Paranaense de Automobilismo e promoção da Speed Sports Marketing. O patrocínio é da Seat, Volkswagen, Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Campina Grande, Prefeitura de Araucária. Apoio: Yokohama.

Acidente tira duas duplas da disputa

A competição mais importante do calendário paranaense de rali, não começou muito bem para a dupla carioca formada pelo piloto Paulo Vignolli e o navegador Nilo de Paula. Terceira colocada no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, Paulo e Nilo poderiam se aproveitar da desistência dos líderes Guilherme Spinelli/Andrey Valério (cuja equipe decidiu se retirar da disputa), para lutar contra os catarinenses Édio Fuchter e Wilfredo Gomes (segundos na classificação) para ver quem encerraria a quinta e sexta etapas do certame na frente. Mas os cariocas mal conseguiram sentir o gostinho do Rally Seat da Graciosa.

Logo no quarto quilômetro da primeira especial, aconteceu um problema no comunicador entre os dois. Sem as orientações do navegador, Paulo tentava fazer uma prova “às cegas”. Numa curva fechada, atingiu o barranco e o carro capotou.

Em alta velocidade o carro de José Pisani/Gilson Rocha não conseguiu frear a tempo, e atingiu em cheio o Mitsubishi da dupla Vingolli/Valério.

O acidente provocou a obstrução da pista e a paralisação da prova por cerca de 90 minutos. As duas duplas abandonaram a prova.

“Largamos tranqüilos, com o objetivo de marcar o maior número de pontos possivel. Logo no inicio ficamos sem o primeiro comunicador e minutos depois o segundo também parou de funcionar, com a comunicação precaria o Vignolli não entendeu minha sinalização de que a curva era fechada, batemos no barranco e viramos. Logo depois, veio um Subaru e bateu em nós. Felizmente, estamos todos bem”, contou o navegador Nilo de Paula. “Essa era nossa melhor oportunidade de vencer o Graciosa”, lamentou Spinelli.

A dupla carioca estava em negociação para trazer um outro carro para participar da sexta etapa do Brasileiro, mas até o fechamento desta edição, não havia a confirmação da disponibilidade de equipamento para que eles largassem hoje. Já José Pisani e Gilson Rocha, ainda tentam recuperar o carro para largar hoje.

Voltar ao topo