A dupla de velejadoras gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan saiu na frente no duelo direto com Martine Grael e Isabel Swan, nesta segunda-feira, por uma vaga nos Jogos Olímpicos. Somente uma parceria defenderá o Brasil na categoria 470 em Londres.

Fernanda e Ana ficaram na terceira colocação da classificação geral ao fim do primeiro dia de disputas do 43º Troféu Princesa Sofía, em Palma de Mallorca, na Espanha. A competição serve de Pré-Olímpico e é a última chance de classificação para os Jogos de Londres.

A dupla gaúcha começou na frente ao ficar em sétimo e em terceiro lugar nas duas primeiras regatas da competição. Martine e Isabel ficaram com a 23ª posição geral, ao terminaram em 14º e 32º nas provas desta segunda-feira. “Temos que pensar regata a regata. O campeonato é bem difícil”, afirmou Fernanda, medalhista olímpica em Pequim/2008.

No masculino, ainda na 470, Carlos Henrique Wanderley e Nicolas Castro são os brasileiros mais bem classificados, com a 55ª colocação geral. A dupla disputa vaga olímpica com os compatriotas Fábio Pillar e Gutsavo Thiesen, com a 62ª posição.

Uma das esperanças de medalha para o Brasil em Londres, Robert Scheidt compete em Mallorca apenas com o objetivo de se preparar para os Jogos Olímpicos. Já classificados, Scheidt e seu parceiro Bruno Prada terminaram o primeiro dia de disputas no 12º lugar, na categoria Star. “É um evento fortíssimo com todos os velejadores olímpicos presentes. Por aqui vamos fazer testes e continuar a forte preparação para a Olimpíada”, explica Robert Scheidt.