Dupla do Paraná no mundial

A equipe brasileira de surfe embarca hoje para Los Angeles, Califórnia, onde acontece, de 9 a 16 de outubro, o ISA World Júnior Surfing Championships 2005, mundial para atletas até 18 anos. O evento reúne os melhores surfistas de 28 países, que buscam o título individual em três categorias e por equipes. O Brasil é o atual terceiro colocado. Posição conquistada em 2004, no Taiti.

Ao todo 12 atletas compõem a delegação, sendo quatro meninas, todas com menos de 18 anos.

O Paraná integra a delegação brasileira com dois representantes: Nathalie Martins e Bruna Schmitz, que conquistaram as vagas depois de ficarem entre as cinco melhores surfistas do Circuito Brasileiro Amador 2005.

Esta é a 3.ª edição do mundial júnior e a equipe verde-e-amarela embarca com a esperança do bicampeonato. Na primeira edição, em 2003, na África do Sul, a delegação brasileira voltou para casa com o título mundial entre equipes.

Bruna vai levar na bagagem a experiência de cinco viagens internacionais e a terceira colocação no mundial sub-16, conquistada na Austrália em abril deste ano.

Além de Nathalie Martins e Bruna Schmitz, mais três paranaenses marcam presença na delegação brasileira. Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS) é o coordenador do time; Iso Thá viaja como tradutor e Luiz Fernando, o Luli, fica responsável pela preparação física dos atletas. O técnico da equipe é o experiente carioca Marcos Conde.

Voltar ao topo