Na primeira chance para Escudero e Borges formarem a dupla de ataque do Grêmio, quem deu a vitória ao time tricolor neste domingo foi a dupla de zaga. Com um gol de Rodolfo e outro de Rafael Marques, a equipe gremista venceu fora de casa o Pelotas por 3 a 1.
Se não lidera o seu grupo no segundo turno do Gauchão – tem nove pontos, em terceiro, contra dez do líder Santa Cruz – o resultado pelo menos coloca o Grêmio como líder geral do estadual, com 26 pontos, dois a mais que o Inter. A soma dos dois turnos define quem decide em casa em uma possível final.
Com Lúcio e Douglas surpreendentemente entre os titulares, o Grêmio entrou em campo em Pelotas quase que com força máxima. Com os dois times buscando o ataque, o jogo ficou movimentado e repleto de chances de gol. O placar só saiu do zero, entretanto, na segunda etapa.
Aos 8 minutos, Rodolfo fez boa jogada e cruzou para Willian Magrão abrir o placar. No minuto seguinte, Sandro Sotilli empatou. O zagueiro voltou a desequilibrar para o Grêmio aos 28min, completando de cabeça, para o gol, o escanteio batido por Douglas.
Já perto do apito final, Lúcio cruzou e Rafael Marques cabeceou para fechar a contagem em Pelotas.