Dupla Atletiba pode se ajudar na reta final do Brasileirão

Faltam quatro rodadas para o fim do Brasileião 2009. E além das polêmicas envolvendo a arbitragem, STJD e outras broncas com as seis equipes que ainda brigam pelo título e uma vaga no G4 da Libertadores, a turma de baixo, com outras sete equipes, também mexe com as previsões e análises dos torcedores.

Pelo sim, pelo não, a dupla Atletiba – que está na parte de baixo da tabela – poderá se ajudar, ou mesmo morrer abraçada dependendo da combinação de resultados nas próximas rodadas.

O Coritiba entra em campo primeiro. No próximo sábado, às 18h30, recebe em casa o Atlético-MG, que briga diretamente pelo título. Se voltar a perder, o Galo – 4.º colocado – além de se afastar dos primeiros colocados, poderá também ver o seu rival caseiro – Cruzeiro 5.º lugar, ultrapassá-lo na pontuação geral e deixar de figurar entre os quatro na Libertadores.

Coincidência ou não, o Atlético-PR poderá ajudar o xará mineiro, fazendo o serviço na rodada seguinte, quando receberá na Baixada a Raposa. Vencendo o Atlético-MG, o Coritiba passaria a respirar melhor na competição, chegando a 44 pontos e 12 vitórias – o primeiro critério de desempate no regulamento é o número de vitórias.

Com isso o Botafogo, 16.º lugar e 9 vitórias, ficaria com a obrigação de passar pelo Barueri, depois o São Paulo e enfrentando na penúltima rodada o Furacão. No domingo o Atlético-PR pode dar fim à sua agonia, e afundar de vez o Fluminense – 36 pontos, 17.º lugar. Só para relembrar: o Coxa recebe no Couto o Flu na saideira do campeonato.

Outra ajudinha do Furacão ao rival Coxa poderia acontecer na penúltima rodada, quando o Botafogo joga na Baixada. Nessa mesma rodada o Alviverde estará no Mineirão, enfrentando o Cruzeiro. Contas, números, mandingas e muita discussão. Até o apito final da última rodada.