O Atlético começa a sua caminhada na Copa Sul-Americana 2009 contra o Botafogo-RJ, em 5 de agosto e atuando em casa. A competição, que é disputada no sistema mata-mata, não teve a data do segundo confronto confirmada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
Essa será a 4.ª participação consecutiva do Furacão na copa continental. A sua melhor performance aconteceu em 2006, quando a equipe chegou na semifinal e foi desclassificada pelo Pachuca, México. O time mexicano sagrou-se campeão naquela temporada.
Nos últimos anos, entretanto, o time não tem apresentado bons resultados. Em 2007 foi desclassificado na fase regional pelo Vasco.
No ano passado despachou o São Paulo nas cobranças de penalidade, mas parou na etapa seguinte diante de outro time mexicano, o Chivas Guadalajara.A desclassificação aconteceu na Arena, num jogo bastante movimentado.
O site oficial do clube projetou uma possível passagem do clube à fase internacional da competição.
Nesse caso, o “El Paranaense” enfrentará o vencedor de Zamora, da Venezuela, e uma equipe equatoriana, ainda não definida. Neste ano, equipes da Concacaf não participarão da competição.
Patrocínio
Ontem o Atlético anunciou a continuidade do patrocínio da empresa Philco em sua camisa de jogo até o final da temporada. Inicialmente as partes haviam firmado parceria apenas para dois jogos – Palmeiras e Corinthians.
O fechamento do novo contrato foi comemorado pela diretoria. “O CAP tem um planejamento a longo prazo. Temos uma estratégia de marketing que está dando certo”, afirmou Henrique Gaede, diretor do departamento de marketing do clube.
Coritiba
Já o Coritiba enfrenta o Vitória na fase eliminatória brasileira da Sul-Americana. A definição, que aconteceu ontem no Paraguai, na sede da Conmebol, foi pela classificação no Brasileirão do ano passado.
E como ficou melhor classificado que o time baiano, o primeiro confronto será realizado em Salvador no dia 5 ou 6 de agosto. Se passar, o Alviverde encara Blooming/BOL ou um representante do Uruguai ainda não definido.
A história alviverde na competição se resumo a uma única participação. Em 2004 não passou da primeira fase, quando foi eliminado pelo São Caetano. Este ano, o time espera fazer bonito.


