Donas de camarote no Maracanã acionam Fifa na Justiça

Empresas que compraram camarotes no Maracanã se prepararam para ir à Justiça contra a Fifa e contra a empresa que vendeu as alas de luxo do estádio, a Match. Motivo: depois de pagarem US$ 1,2 milhão por locais privilegiados, descobriram que a visão do campo que eles tem é seriamente bloqueada por uma câmera de televisão colocada diante das cadeiras.

A empresa se sente lesada e preferiu não ter seu nome revelado enquanto o caso não é resolvido. A companhia, porém, indica que já notificou a Fifa e quer providências. Na segunda-feira, se nada for feito, a empresa promete ir à Justiça.

A reportagem mostrou a foto da visão dos convidados para a porta-voz da Fifa, Delia Fischer. A resposta da assessora era de que “certamente” os convidados haviam “errado” de lugar e que o assento correto não deveria ser aquele.

Dezenas de empresas tem usado a Copa como estratégia de marketing, convidando executivos de todo o mundo e investindo milhões de reais durante o evento. Esse não é o único caso. O grupo Pão de Açúcar entrou com uma liminar na Justiça para obrigar a Fifa a entregar um camarote que eles tinham comprado e que não foi entregue.

A reportagem apurou que os donos de camarotes também têm feito repetidas reclamações à Fifa. Na ala VIP, faltou água para vender no primeiro jogo em São Paulo e, pelas regras da entidade, não se pode entrar com garrafas.

No pacote milionário, era prometido que os convidados teriam acesso de carro até o portão que dava acesso aos camarotes. Mas, no dia do jogo, foram obrigados a estacionar a dois quilômetros do local.

Durante a abertura da Copa, um grupo de convidados chegou a ficar uma hora e meia perambulando pelo Itaquerão sem que os funcionários da Fifa soubessem indicar onde era o camarote.

A Match é a empresa que vende e administra as alas de luxo e camarotes dos estádios, com o direito exclusivo sobre todo o negócio. Mas suas relações com a Fifa são alvos de constantes polêmicas. Um dos sócios da holding que opera a Match é Phillip Blatter, sobrinho do presidente da Fifa, Joseph Blatter.