Domingo começa a maratona da Série C do Brasileirão

A bola começará a rolar no maior torneio de futebol do País. A partir deste domingo, 63 clubes iniciam a disputa da Série C, a 3.ª Divisão do Brasileiro. Uma maratona de 430 jogos que definirá os quatro times que subirão para a Segundona em 2009.

Toledo, Engenheiro Beltrão e J. Malucelli são os representantes do Paraná na competição, que terá uma novidade este ano. Os times que ficarem entre o 5.º e o 20.º lugares, junto com os quatro rebaixados da Série B, garantem vaga na Terceirona no ano que vem, sem depender de uma boa classificação no próximo Estadual.

A partir de 2009, a Série C será disputada por 20 clubes. Para abrigar os demais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já confirmou a criação da Série D, a 4.ª divisão, que será disputada por 40 clubes, classificados através dos estaduais.

Pouca tradição

Os times do Paraná não costumam fazer um bom papel na Terceirona. A única vez que um time do Estado ficou com o título foi em 2000. O J. Malucelli, ainda com o nome de Malutrom, terminou em 1.º lugar no módulo verde e branco da Copa João Havelange. A CBF não reconhece o título do time paranaense. Nas outras edições, só duas vezes o futebol paranaense colocou uma equipe entre as quatro primeiras. Em 1990, o Paraná Clube terminou em 3.º lugar. Mesma posição conquistada pelo Matsubara, em 1992. Toledo e Engenheiro Beltrão fazem suas estréias neste ano.

Em 2007, a participação paranaense foi pífia. Paranavaí, então campeão estadual, e Adap Galo caíram logo na 1.ª fase. O Roma, de Apucarana, foi um pouco mais longe, mas não passou da 2.ª etapa. Terminou em 3.º lugar num grupo que tinha Bento Gonçalves-RS, Bragantino-SP e Democrata-MG.

Voltar ao topo