O US Open teve definido na tarde desta segunda-feira o seu primeiro confronto das quartas de final. O sérvio Novak Djokovic e o francês Gael Monfils conquistaram vitórias tranquilas, por 3 sets a 0, e duelarão na próxima fase do Grand Slam nova-iorquino. O confronto repetirá 2005, quando os tenistas se enfrentaram pela primeira rodada.

Quarto favorito do torneio, Djokovic foi o que teve vida mais fácil. O sérvio precisou de apenas 1h50 para derrotar o norte-americano Mardy Fish com parciais de 6/3, 6/4 e 6/1. Seguro, o número 4 do mundo sofreu uma quebra apenas no primeiro set. Assim, garantiu a segunda vitória seguida sobre tenistas da casa – já havia eliminado James Blake.

Monfils, por sua vez, sofreu mais diante do compatriota Richard Gasquet. Cabeça de chave número 17, Monfils batalhou durante 2h35 para ganhar com parciais de 6/4, 7/5 e 7/5. Em um jogo equilibrado nas trocas de bola, fez a diferença para o tenista vencedor os seus 14 aces, contra somente três do rival, além de ter errado bem menos.

Pelas quartas, Monfils terá que conquistar uma inédita vitória sobre Djokovic se quiser avançar no piso duro de Nova York. Vice-campeão do US Open em 2007, o sérvio já derrotou o francês em quatro oportunidades. Pelo Grand Slam americano, ele triunfou sobre Monfils em sua estreia há cinco anos, vencendo por 3 sets a 2.