Divisão de Acesso do Paranaense começa hoje

O início da Divisão de Acesso do Paranaense 2011 simboliza a volta de grandes e médios centros do estado ao futebol profissional. A partir de hoje, times de cidades tradicionais no certame como Londrina, Maringá e Cascavel se deparam com Toledo, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Rolândia, Campo Mourão, São José dos Pinhais e Prudentópolis.

Visto como principal atração da segundona, o Londrina tem três títulos da elite do futebol paranaense (1962/81/92) e um da Divisão de Acesso (1999). Para tentar voltar a figurar entre os principais clubes do estado, o Tubarão se apoia em uma parceria com a SM Sports, dos empresários Sérgio Malucelli e Juan Figer.

Já os municípios de Maringá e Cascavel, detentores de quatro títulos da 1ª divisão do estado com o Grêmio Maringá (1963/64/77) e Cascavel Esporte Clube (1980), apostam suas fichas em jovens “clones”.

A Cidade Canção será representada pelo recém criado Grêmio Metropolitano, atual campeão da terceirona paranaense. Já a antiga capital da soja tentará com o Futebol Clube Cascavel, administrado pelo jogador do Fluminense Juliano Belletti, suprir a ausência do xará de sobrenome Clube Recreativo, rebaixado no Estadual desse ano.

Entre alguns dos demais participantes prevalecem as conquistas da própria segundona. O Iguaçu de União da Vitória é tricampeão do Acesso (1987/91/96), o Nacional de Rolândia levou a melhor em 2003, o Toledo em 2007 e o Serrano de Prudentópolis em 2009.

São José dos Pinhais, agora representada pelo São José, comemorou uma única vez o título do acesso com o Malutrom (atual Corinthians Paranaense), em 1998. Foz do Iguaçu e Sport Campo Mourão lutam por conquista inédita.