Depois que goleou o Vasco por 5×1, na Arena Joinville, terminou o Campeonato Brasileiro na 3.ª posição e conquistou a vaga na Libertadores da América do ano que vem, há dez dias, o Atlético deixou o futebol em segundo plano. Além da árdua batalha que tem no tribunal para reverter a pena de 12 mandos de jogos – 6 com portões fechados e 6 fora de Curitiba -, o Furacão deu mais importância à criação e a aprovação da Funcap, que dará novos rumos ao clube, do que propriamente em aparar as arestas para a disputa da competição continental do ano que vem.

Prova disso foi anteontem à noite, quando a Conmebol anunciava as datas e os horários das partidas da pré-Libertadores, conselheiros, sócios e torcedores estavam preocupados com a criação da Fundação do Clube Atlético Paranaense. O momento para essa discussão, considerado inoportuno por boa parte da torcida, foi escolhido a dedo por Mário Celso Petraglia, já que dias atrás o sucesso do time atleticano na temporada havia sido confirmado com a conquista da vaga na competição continental e isso poderia ajudar no momento da votação da criação da Funcap.

Enquanto isso, o futebol atleticano parece estar estagnado. O técnico Vagner Mancini, um dos responsáveis pela arrancada atleticana no Campeonato Brasileiro, quando tirou o Furacão da zona de rebaixamento e levou a conquista da vaga na Libertadores, ainda não foi procurado para renovar seu contrato. O clube ainda estuda a opção de prorrogar o vínculo do treinador ou se escolherá um profissional mais experiente para conduzir a equipe na competição continental.

Além disso, a montagem do elenco não apresentou grandes novidades. O meio-campo Everton, que pertence ao Tigres, do México, e o lateral-direito Léo, que tem vínculo com o Vitória, ainda não sabem se permanecerão para a próxima temporada. A diretoria atleticana já acenou com a possibilidade de manter os dois jogadores, mas ambas as negociações estão paradas.

Sobre contratações, apenas o volante Paulinho Dias, ex-Chapecoense, já chegou ao clube e deve ser confirmado como reforço nos próximos dias. O atacante Rômulo, artilheiro do Campeonato Baiano deste ano pelo Bahia de Feira de Santana e que teve poucas oportunidades no Vitória, durante o Campeonato Brasileiro, pode ser anunciado nos próximos dias. O rubro-negro baiano confirmou o interesse do Atlético, mas revelou que nenhuma proposta foi feita até o momento.