Diante do Santos, Barça mostra a dupla Messi e Neymar

Barcelona e Santos teriam tudo para fazer um grande clássico do futebol mundial, como de fato já protagonizaram. Mas o jogo desta sexta-feira, a partir das 16h30 (horário de Brasília), no Camp Nou, não é mais do que um amistoso de luxo com um objetivo específico: apresentar à torcida do Barça sua maior contratação da temporada, o ex-santista Neymar, que finalmente formará dupla com Messi.

O que se espera na Espanha é uma equipe do Barcelona desmobilizada, ainda em início de temporada, e um Santos desfigurado em relação ao último confronto entre os dois, o Mundial de Clubes de 2011, no Japão, quando a vitória espanhola foi por 4 a 0. Mesmo assim, o confronto terá casa lotada para a primeira exibição da tão esperada nova dupla de astros do Barça.

O Barcelona fez todo o necessário para promover o jogo, apresentando Neymar como uma nova estrela da equipe na temporada de 2013/2014. Na véspera do amistoso, o ex-santista até posou para as câmeras da Barça TV já empunhando o Troféu Joan Gamper – o “título” que Barcelona e Santos disputarão no confronto desta sexta.

Para a equipe de Messi e Neymar, que conta também com astros como Xavi e Iniesta, trata-se sobretudo de um amistoso, por mais que o atacante brasileiro diga considerá-lo uma “final da Liga dos Campeões”. Mas a imprensa espanhola aguarda ansiosa pela primeira exibição do novo Barcelona – no amistoso da última terça-feira, na Polônia, quando Neymar entrou em campo e fez sua estreia, Messi já tinha sido substituído. O jornal esportivo Mundo Deportivo chegou a chamar a 47ª edição do Torneio Joan Gamper de “quase histórica”.

Outro atrativo para a torcida local é prestar homenagem a Antoni Ramallets, astro histórico do Barcelona, com 384 partidas disputadas pelo clube entre 1947 e 1962, que morreu na última terça-feira aos 89 anos.

Se para o Barcelona trata-se de um dia de festa e homenagens, para o Santos o tom é outro. O time vai a campo com sua força máxima, reforçada pelo recém-contratado atacante Thiago Ribeiro, que assume o lugar de Giva na única mudança feita pelo técnico interino Claudinei Oliveira em relação à escalação na derrota para a Ponte Preta, no último sábado, pelo Brasileirão.

Segundo o treinador, jogar no Camp Nou contra um time de estrelas é uma chance singular na carreira de todos no Santos. “Não existe momento ruim para jogar com o Barcelona. Sempre que tivermos a oportunidade de enfrentar uma equipe dessa grandeza, será excelente”, disse Claudinei Oliveira. “Por mais que seja um jogo amistoso, é especial. E peço a meus atletas que a encarem como uma partida especial.”

O jogo será o primeiro entre as duas equipes desde a vitória por 4 a 0 do Barcelona na final do Mundial de 2011. Nenhum dos dois está mais no auge, mas ninguém tem dúvidas de que o Santos de hoje perdeu mais em relação a um ano e meio atrás.

Claudinei Oliveira admitiu que o Santos vive um momento de transição e lembrou que o time então treinado por Muricy Ramalho, esmagado pelo Barcelona de Messi naquela final, tinha Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano. Ainda assim, garantiu confiar no empenho dos garotos recém-promovidos da base que se apresentarão nesta sexta-feira. “Temos jogadores mais jovens, mas muito comprometidos, que se dedicam 100% a todos os treinamentos e jogos”, ressaltou o técnico. “Vamos procurar fazer um jogo de igual para igual. Sabemos que é difícil bater o Barcelona no Camp Nou, mas vamos tentar fazê-lo.”

Questionado sobre como enfrentar o time de Messi e Neymar, o treinador contou ter pedido ao seu time para encurtar a marcação, aproximar as linhas defensivas e explorar os possíveis pontos fracos do Barcelona, como a falta de ritmo no início da temporada. Mas reconheceu que não terá muito a fazer se a dupla estiver em um grande dia. “São jogadores que decidem o jogo quando estão bem. Não tem marcação que resolva. Não adianta se preocupar em pará-los”, admitiu Claudinei Oliveira. “Se eles estiverem em um dia bom, um dia brilhante, não tem quem pare.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.