Rio de Janeiro – Ricardo e Emanuel venceram os americanos Lambert e Metzger por 2 sets a 1 e conquistaram o Desafio dos Reis na arena montada na Praia de Ipanema. Depois de um emocionante set de desempate, que teve match-points de ambos os lados, Emanuel e Ricardo derrotaram a dupla Lambert e Metzger por 23 a 21, em 30 minutos, e ampliaram a vantagem brasilieira nos confrontos para 3 a 1.
A dupla brasileira saiu na frente. Os brasileiros mostraram entrosamento de campeões olímpicos e superaram os adversários por 21 a 16. O jogo foi quente desde o primeiro ponto. Ataques fortes de cada lado, sobretudo de Ricardo e Metzger, mais altos de cada dupla, marcaram os momentos iniciais da partida. Em ace de Ricardo, o Brasil abriu dois pontos: 8 a 6. Em erro de ataque de Metzger, a dupla brasileira chegou a 12 a 8 e, em ace de Ricardo, veio o 13.º ponto, que motivou pedido de tempo dos americanos.
A vantagem caiu para três pontos em bloqueio de Lambert contra Ricardo, na entrada de rede: 15 a 12. Depois de emocionante rali, que teve grande defesa de Metzger, a bola voltou para os brasileiros e Ricardo acertou o ataque na diagonal: 17 a 13. O primeiro set se aproximava do fim e Emanuel e Ricardo mantinham o domínio da partida. Mais um forte ataque de Ricardo e o Brasil ficou a dois pontos da vitória. O set-point veio em ataque de Ricardo e, o ponto que fechou o primeiro set, veio de uma largada de Ricardo. Brasil 21×16 Estados Unidos.
A dupla americana equilibrou as ações e venceu o segundo set por 21 a 16. Embora os brasileiros tenham mantido o nível do primeiro set, os americanos mostraram mais volume de jogo do que no princípio da partida. Metzger foi firme na defesa, ajudando a dupla a recuperar bolas, e Lambert continuou a atacar com precisão.
O segundo set não poderia ter começado melhor: depois de um rali, com grande defesa de Emanuel, o melhor jogador do mundo atacou na diagonal, da entrada de rede, e marcou Brasil 1 a 0. Os fortes ataques se seguiam, de lado a lado. Diferentemente do primeiro set, desta vez, foram os americanos que mudaram de lado de quadra pela primeira vez, com a vantagem no placar: 4 a 3.
Em erro de saque de Lambert, igualdade em cinco pontos. O americano, natural do Havaí, acertava todos os ataques, ora explorando o bloqueio, ora, usando a força. Ao bloquear Ricardo, o americano estabeleceu a maior vantagem no set, até então: 8 a 6. No tempo técnico, o placar mostrava margem apertada de 11 a 10 em favor dos americanos Lambert e Metzger.
Em bloqueio de Lambert, a vantagem chegou a três pontos e, aproveitando descuido dos brasileiros, o jogador abriu 14 a 10, na jogada seguinte. Mais um bloqueio perfeito de Lambert contra Ricardo e, pela primeira vez no jogo, a dupla americana abriu cinco pontos de frente: 15 a 10. Lambert e Metzger seguiam com mais volume de jogo no segundo set.
Muito preciso na defesa, Metzger ajudou sua dupla a abrir seis pontos de frente, chegando a dois da vitória no set: 19 a 13. O match-point veio em mais uma cravada de Lambert: 20 a 15. Erro de saque de Ricardo deu vitória no set aos americanos: 21 a 16.