Desfalcado, Coritiba começa tudo de novo

O Coritiba “estréia” no Campeonato Brasileiro amanhã, às 18h, contra o São Paulo, no Couto Pereira. Pode parecer estranho, mas com a perda de seis pontos nos tribunais, os pontos foram zerados e o Coritiba recomeça o trabalho em busca da tão sonhada vaga na Libertadores da América.

Nos dias que sucederam ao julgamento, a comissão técnica e a diretoria fizeram um forte trabalho de convencimento do grupo de que a situação não é assim tão ruim. Depois de usarem o discurso de que na quinta rodada no ano passado o time tinha apenas um ponto na tabela e ainda assim conseguiu chegar em quinto, a ordem agora é olhar para frente. “Nós perdemos, por ora, seis pontos. Ainda temos mais 126 a batalhar. Dá para recuperar esses pontos”, diz o volante Pepo. Confirmado na equipe titular, o jogador foi o único “favorecido” pelo Caso Ataliba. Com a oportunidade de atuar em três jogos seguidos, ele se firmou como titular e desbancou Márcio Egídio, que deixa o time para o retorno de Ataliba. “A continuidade é muito importante para o bom desempenho. Estou feliz de ter aproveitado a chance, já que a briga entre os volantes é boa”, brinca, referindo-se ao nivelamento da qualidade dos jogadores da posição. “A gente dá uma dor-de-cabeça boa para o professor.”

O goleiro Fernando, um dos líderes do time, usa o mesmo discurso, mesmo que se mostre muito otimista quanto à recuperação dos pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva – o julgamento será na quinta-feira, dia 13. “A gente vai trabalhando enquanto essa situação se resolve. Mas acredito que o Coritiba tem boas chances.”

O fato do primeiro jogo da recuperação ser contra o vice-líder do campeonato, o todo-poderoso São Paulo, é encarado como muito positivo pelo goleiro. “É um jogo difícil, mas uma vitória nos dará muita moral para seguir adiante. É um jogo motivador especialmente para nossa torcida.”

Por ser considerado um jogo grande, Fernando acredita que o Couto Pereira vai estar lotado amanhã e considera a presença de público fundamental. Especialmente levando-se em conta a concentração dos holofotes na partida, que será televisionada para todo o Brasil. “É difícil chamar a atenção da mídia de São Paulo. Temos que aproveitar a oportunidade para dar um exemplo em campo e mobilizá-la a favor do Coritiba.”

Aristizábal deve desfalcar time contra o Tricolor

O discurso da busca pela vitória pode empolgar a torcida, mas a situação do time para o jogo não é das melhores. No treinamento de ontem, no CT da Graciosa, o atacante Aristizábal sentiu uma fisgada na panturrilha esquerda e o problema preocupa. Indignado, o jogador jogou a caneleira com agressividade no chão, dando pistas da gravidade do problema. O médico do clube, Valmir Sampaio, confirmou a má notícia. “Ele passará por um exame detalhado. Pelos sintomas, ele dificilmente se recupera até domingo”, afirmou. O lateral-esquerdo Adriano, que vislumbrava a possibilidade de jogar ao menos 20 minutos, também está vetado.

Talvez a ausência não fosse tão grave, não fosse o fato da dupla Luís Mário e Tuta também estar no departamento médico. Sem muito a fazer, a opção do treinador, pelo menos no coletivo de ontem, foi escalar Igor na armação e deslocar Luís Carlos Capixaba para formar a dupla de ataque com André Nunes. Vale lembrar que os atacantes Laércio e Bruno retornaram para a equipe de juniores.

Se na frente o problema é sério, atrás há duas boas novas. O zagueiro e capitão da equipe Reginaldo Nascimento está de volta após ficar de fora por duas rodadas. Recuperado de contratura, ele retorna no lugar de Vágner, que está suspenso.

Na meia-defensiva, Ataliba está de volta, após ter seu contrato finalmente reconhecido pela CBF. Com isso, Márcio Egídio perde a vaga na equipe titular, uma vez que Lopes vem gostando do desempenho de Pepo. “Ele está muito bem e conquistou a vaga de titular com o próprio trabalho”, disse o treinador.

Na lateral-esquerda, a torcida vai ter que esperar mais um pouco por Adriano. Ontem o departamento médico o vetou inclusive de ir para o banco e Lopes já confirmou Ricardinho na posição, sacando Lira do time.

Voltar ao topo