Desempenho do Furacão está longe do planejado

Por enquanto, o desempenho do Atlético na Série B do Campeonato Brasileiro o tem feito ficar bem distante do planejamento traçado pelo técnico Juan Ramon Carrasco. O objetivo exposto pelo treinador, antes da estreia na Segundona, que era ficar sempre entre os quatro primeiros colocados. Em quatro jogos, com dois empates e duas derrotas, o Furacão ocupa o modesto 10.º lugar.

Um dos problemas do Rubro-Negro reside na defesa. O time, que tinha média de 0,81 gol sofrido por jogo antes do início da Série B, em apenas quatro partidas na competição mais importante do clube este ano, sofreu 5 gols e aumentou a média para 1,25. Coincidentemente, a zaga é o setor que menos recebeu investimento da diretoria de futebol.

Apesar das recentes contratações de Alex Moraes e Luiz Alberto, neste começo de Série B o treinador ainda não conseguiu escalar dois zagueiros de ofício. Por ora, com apenas três zagueiros à disposição – Manoel, Bruno Costa e Rafael Schmitz -, Carrasco tem improvisado em todas as escalações.

Manoel é o único que participou dos quatro jogos. Schmitz continua se recuperando de lesão, mas em três meses de contrato até aqui disputou somente duas partidas – só uma delas como titular. No sábado passado, Bruno Costa fez sua estreia na Série B, mas improvisado como lateral esquerdo. Assim, a alternativa encontrada por Carrasco tem sido utilizar os volantes na zaga, com Renan Foguinho e Cléberson se adaptando à nova função.

Com os problemas na zaga, e a consequente queda na classificação, o Atlético passou a ter um aproveitamento que não condiz com os times que querem subir para a Primeira Divisão de 2013. O desempenho, que era de 66%, caiu para 50% após a derrota por 2 x 0 para o CRB. Resultado: para tentar se aproximar dos primeiros colocados, o Furacão terá de ganhar a qualquer custo do Goiás.

O próximo confronto acontece sábado que vem, e será no Gigante do Itiberê, em Paranaguá. O otimismo fica por conta da boa campanha como mandante. O Furacão não perde em casa há 26 jogos, mesmo tendo de atuar em diferentes estádios neste ano. São 19 vitórias e sete empates.