Desclassificação de Deco Art no Derby

O Grande Prêmio Derby Paranaense, corrida mais importante de sábado, apresentou final tumultuado.

Ídolo liderou a corrida na primeira parte do percurso, com Cerutti e Ilbacioditosca nas posições imediatas, mas na altura dos 1.200 metros Candy Maid assumiu de golpe a primeira colocação. Cerutti, porém, dominou aquela rival na curva e, depois de assumir a ponta, na reta de chegada recebeu o ataque de Deco Art, que apesar de corrigido para dentro, prejudicou Cerutti, que saiu um pouco para fora nos 250 metros, mas o delito de raia do piloto de Deco Art foi mais flagrante. O pilotado de V.L.Medeiros, no final livrou vantagem de pescoço sobre o favorito. Houve reclamação e, depois de observar a reta de frente, a Comissão de Turfe decidiu pela desclassificação de Deco Art em favor de Cerutti. Uma decisão desta natureza sempre provoca polemica, mas temos a impressão que a decisão foi acertada porque nos metros finais o jóquei de Deco Art empurrou Cerutti com o braço esquerdo. Hey Willie, que veio de Uvaranas, conseguiu bom terceiro, com Candy Maid e Petróleo completando o marcador.

Cerutti, um filho de Ghadeer e Arbulus (Liloy), de criação da Fazenda Mondesir, defendeu as cores do Stud Premiere, sob os cuidados de Mário Rodrigues Campos, do turfe carioca, e dirigido por Jair Jesus, do turfe local.

Prova especial

Jaracap surpreendeu na Prova Especial Jalmir Parolin/Justino Parolin. Jaguar Super correu na ponta, mas no final prevaleceu Jaracap , que ganhou por um corpo do favorito Heivoceaí, que também corria bem no final. Jaguar Super atrasou-se para terceiro. Jaracap, de Ademar S. Couto e Telmo Ribeiro Filho, foi apresentado em grande forma por Caio Borges e bem dirigido por Ulisses Duarte. Houve reclamação, mas acertadamente o páreo foi confirmando.

Provas complementares

Queen Maid (Z.M.Rosa), de criação e propriedade do Haras Garcez Castellano, apresentado por Fabrício Borges, estreou com firme vitória no páreo de abertura do programa, defendendo-se do ataque de Rei Romário, que formou a dupla com Dá-lhe Grison atrasando-se para terceiro.

Django (M.Marques) confirmou seu favoritismo no segundo páreo. Dominou Bar Woman e Princess Jéssica, seguiu firme até o final, com dois corpos na frente de Pitombo, com Princess Jéssica na posição imediata. O defensor do Stud Mandrake foi apresentado por Ivo Oliveira.

Quattrino (L.Xavier) venceu a terceira prova reservada para produtos de dois anos. Setembro Chove apresentou-se bem na primeira parte do percurso, mas esmoreceu, enquanto o defensor do Stud Tevere, apresentado por José Silva Alves, ganhou fácil de Xará Bello, com Golden City na terceira colocação.

Rocky Pesado (M.Marques) foi mais um produto de dois anos que venceu defendendo as cores do Stud Mandrake, apresentado por Ivo Oliveira. Assumiu a ponta na primeira parte do percurso e seguiu até o final seis corpos na frente de Javanês. Que Fuego chegou mais atrasado na terceira colocação.

Quicksilver Boy (O.H.Ribeiro) confirmando seu favoritismo, marcou a primeira vitória de João Carlindo, como treinador, pois há muito exercia as atividades de supervisor. Ganhou com autoridade de Qualili, com Iaiá Formosa na terceira colocação.

Kuña Pajé (O.H.Ribeiro), do Stud A.M.L, foi a vencedora da prova de encerramento, apresentada em boa forma por Carlos César Carlindo, e derrotou To Colony com autoridade, enquanto Brown Point terminou na terceira colocação.

Voltar ao topo