Os confrontos entre torcedores de Atlético e Vasco, na Arena Joinville, foi o estopim para dois deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) buscarem medidas para acabar com a violência nos estádios do Paraná. Um projeto de autoria do deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB), que obriga a identificação dos torcedores nos estádios de futebol, foi aprovado anteontem pela casa, em segunda discussão proposta pelo plenário.

continua após a publicidade

Assim, os clubes terão um ano para fazer os cadastros dos torcedores que frequentam os estádios, facilitando assim a punição dos futuros envolvidos em confusões. ‘Há também iniciativa do Ministério Público neste mesmo sentido de cadastrar os membros de torcidas organizadas, visando igualmente inibir a violência. Então vejo que este projeto vai contribuir com a paz nos estádios e evitar que cenas lastimáveis como as do último domingo, em Joinville, sejam registradas’, destacou Carli.

Outro projeto de lei que está circulando na Alep desde anteontem é mais radical e propõe a extinção das torcidas organizadas no Estado. A proposição foi feita pelo deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), que restringe a entrada de torcedores com vestimentas, faixas que caracterizem qualquer torcida organizada nos estádios paranaenses. Depois de passar pelas comissões, o projeto de lei deverá ser votado pelos parlamentares.

continua após a publicidade