Depois de três ouros, Daniel Dias leva prata em Pequim

Sensação do Brasil nos Jogos Paraolímpicos, o nadador Daniel Dias conquistou nesta quarta-feira (10) mais uma medalha em Pequim. Ele chegou em segundo lugar na disputa dos 50 metros borboleta S5, para atletas com limitações físico-motoras.

No Cubo D’Água, Daniel Dias já havia vencido a disputa dos 50 metros costas (com 35s28), dos 100 metros livre (com 1min11s05, recorde mundial), e dos 200 metros livre (com 2min32s32, também recorde mundial).

Desta vez, Daniel Dias teve rivais de peso na piscina. O nadador acompanhou o norte-americano Roy Perkins até o final, mas não conseguiu superá-los e cravou o 36s25 – Perkins estabeleceu o tempo de 35s95.

Com apenas 20 anos, o paulista Daniel Dias tem má formação congênita dos membros superiores e perna direita. Ele, que nada em Pequim com uma bandeira do Brasil desenhada na cabeça, começou a praticar a natação aos 16 anos.

O outro brasileiro que esteve na final dos 50 metros borboleta foi Clodoaldo Silva. Depois de ser obrigado a disputar uma categoria mais forte (da S4 para S5), o nadador não conseguiu repetir o bom desempenho dos últimos Jogos – ele ficou em oitavo na prova.