Depois de Pequim, Juraci Moreira compete no Ironman 70.3, em Penha

Depois de sua terceira participação olímpica, em Beijing, o triatleta paranaense Juraci Moreira enfrenta um novo desafio neste domingo (14). Ele é um dos destaques no Ironman Brasil 70.3, em Penha (SC), uma das três seletivas da América Latina ao Mundial da modalidade, marcado para novembro, na Flórida (EUA).

Apesar de ter seu treinamento todo voltado às distâncias olímpicas (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida), Jura acredita num bom desempenho na disputa de meio Ironman, com 1,9 km nadando, 90 km pedalando e 21,1 km correndo. “Retornei de Beijing já pensando nessa prova. É uma disputa que eu gosto bastante, apesar de não poder fazer muito essa distância, por ser mais longa e debilitar e machucar mais que os olímpicos”, destacou.

Ele reforçou que até 2012, visando a quarta olimpíada, em Londres, a prioridade será a distância olímpica, mas a expectativa para a prova de domingo é grande. “Apesar do pouco tempo para treinar para esta prova, acredito que posso fazer um bom resultado. Quero brigar pela vitória”, relatou o triatleta, colocando o argentino Oscar Galindez como grande rival.

“Galindez, sem dúvida, é o principal nome da prova, já que é o vice-campeão mundial do 70.3. Então, duelas com ele será uma grande honra. É um atleta que conheço há muitos anos, foi para a Olimpíada de Sydney/2000 comigo, representando a Argentina e o admiro muito como atleta e pessoa”, elogiou.

Depois de Penha, Juraci já tem agendada a 5ª etapa do 18º Troféu Brasil de Triathlon, no dia 21, em Santos. “Apesar de chegar cansado por causa do 70.3, é uma prova que não abro mão, pois é o circuito que quero dar prioridade até o final de 2009”, afirmou o triatleta, campeão geral em 2005 e vencedor da etapa de Goiânia, antes de seu embarque para Beijing.

“Foi no Troféu Brasil que comecei a minha carreira, em 94. Venci todas as categorias que passei e, sem dúvida, é o evento que mais forma triatletas no País. Temos de dar total apoio”, afirmou Juraci, que na disputa estará acompanhado da namorada, Isabella Negrão, triatleta amadora, bicampeã em sua categoria.