Foram sorteados neste sábado (26), em Pequim, os grupos dos torneios masculino e feminino de basquete dos Jogos Olímpicos, que acontecerão de 8 a 24 de agosto. São doze países entre os homens e mais doze entre as mulheres que lutarão por medalhas na China.

No masculino, a chave A terá Argentina (atual campeã olímpica), Rússia, Lituânia, Austrália, Irã e um classificado do Pré-Olímpico. O Grupo B será formado por Estados Unidos, Espanha (atual campeã mundial), China, Angola e duas seleções que serão conhecidas no torneio pré-olímpico mundial, que acontecerá de 14 a 20 de julho, na Grécia. O Brasil tentará uma das três vagas em disputa.

No torneio feminino, o Grupo A terá as seleções da Rússia, Austrália (atual campeã mundial), Coréia do Sul e três países que se classificarão no Pré-Olímpico mundial. A chave B contará com Estados Unidos (atual campeã olímpica), China, Mali, Nova Zelândia e outros dois classificados no Pré-Olímpico.

A competição que definirá as últimas cinco classificadas aos Jogos Olímpicos acontecerá na Espanha, de 9 a 15 de junho. Assim como a masculina, a seleção brasileira feminina tentará uma das vagas.