Das trinta instituições de ensino superior (IES) inscritas preliminarmente para os 47.ºs Jogos Universitários Paranaenses (Jups), em Palmas, de 20 a 26 de abril, 27 confirmaram a participação durante o congresso técnico realizado no início desta semana, no salão nobre do Centro Universitário do Sudoeste do Paraná (Unics), em Palmas.

A abertura oficial da competição será às 20h desta sexta-feira, no Ginásio de Esportes Tancredo Benghi.

As três instituições que desistiram da disputa foram a Unicenp, de Curitiba, Cescage, de Ponta Grossa, e UCP, de Pitanga. Elas nem enviaram representantes para a reunião técnica.

Apesar de algumas desistências, estarão participando dos Jups mais de 1.600 alunos, representando 170 equipes. ?Os Jogos Universitários crescem a cada ano, e isso é fruto do trabalho que a Paraná Esporte vem fazendo nos últimos anos, principalmente com a retomada dos Jogos Colegiais. Muitos atletas que estarão em Palmas vieram dos Jogos Colegiais, Juventude e Abertos. Por isso, os Jogos Universitários não só cresceram em quantidade, como em qualidade?, disse o professor Oscar Perim, que representou o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, na sessão solene do congresso técnico.

Além dos representantes das IES, também esteve presente à solenidade o presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (Fpdu), Ney Mecking, que agradeceu ao município de Palmas.

O prefeito de Palmas, João de Oliveira, foi representado pelo secretário de Esportes do município, Alberto Pedro Grando, e a professora Cleonice Rei, coordenadora do curso de Educação Física da Unics, esteve no lugar da reitora Zenith da Luz Santos Ribas.