O Comitê Técnico de Vela da Federação Brasileira de Vela e Motor – FBVM definiu as datas e os critérios para a seletiva que definirá a equipe que representará o país no Pan Rio-2007. A reunião ainda tratou sobre a formação da Equipe Permanente de Vela Olímpica – EPVO que participará dos mundiais das classe Olímpicas de 2007, a ser realizado em Cascais, Portugal.

O presidente da FBVM, Walcles Osório enfatizou a importância da definição prévia dos critérios de seleção das equipes de representação do Brasil nos principais eventos do ano de 2007 Pan-Americano e Seletiva Olímpica de Cascais, sendo este último evento fundamental para as pretensões do Brasil nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, considerando que 75% das vagas olímpicas por país estarão em disputa.

Osório ainda comunicou que o Evento Teste do Pan 2007, marcado para julho de 18 a 28, a pedido da Pasf Pan American Sailing Federation está em vias de ser adiado, tendo em vista a coincidência de datas ou proximidade de datas com o evento internacional Jogos Centro Americanos e do Caribe.

Assim, a seletiva terá 11 regatas com dois descartes, e um período de oito dias será suficiente com possibilidades até de antecipação do final dos eventos que terão duas regatas por dia. As datas estão provisoriamente marcadas de 4 a 11 de fevereiro de 2007, na Marina da Glória ou Iate Clube do Rio. Os primeiros colocados representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007.