Depois de vencer o Bangu fora de casa por 2 a 0, o Botafogo segue sua caminhada para conseguir avançar às semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Nesta quinta-feira, a equipe vai até o estádio Los Larios, em Xerém, para enfrentar a Portuguesa, às 19h30, em partida válida pela quinta rodada.

O Botafogo ocupa a terceira colocação do Grupo B com sete pontos, três atrás vice-líder Nova Iguaçu – que nesta quarta-feira derrotou o Resende por 3 a 0 – e três pontos também atrás do Flamengo, o primeiro colocado.

Sabendo da importância do duelo, o treinador Jair Ventura fechou o treino desta quarta-feira. O comandante, porém, não descartou a hipótese de poupar jogadores desgastados fisicamente. Certa é a ausência do zagueiro Carli, que segue com dores. Por outro lado, Gatito Fernández deve voltar ao gol após dois jogos com a seleção paraguaia. Emerson Silva, Airton, Bruno Silva e Camilo também podem retornar.

Além do Estadual, o clube disputa a Libertadores, onde está na liderança do Grupo 1 com três pontos, ao lado do Barcelona de Guayaquil. Ainda assim, o comandante pregou atenção contra o adversário carioca.

“A gente nem pensa em Libertadores hoje, foco total no Carioca, na nossa classificação, temos que vencer os dois jogos. Penso sempre no próximo desafio. É virar a chave, mudar o chip. Botafogo tem que estar disputando as finais, respeitando a Portuguesa, que vem de três jogos sem perder. Estamos atentos”, disse.

A Portuguesa vem embalada pela sequência de três jogos sem perder, com duas vitórias e um empate. Em sua última apresentação, triunfo contra o Madureira por 2 a 0. O resultado levou o time dirigido por João Carlos Ângelo aos sete pontos, na segunda posição do Grupo C, atrás do Fluminense, com dois a mais.