Como em 2014 não será realizado Mundial em piscina longa, a principal competição do próximo ano será o Pan-Pacífico de Natação, que será disputado na Austrália. E a busca por índices para esta viagem é que motiva os brasileiros no Torneio Open de Natação, que está sendo realizado em Porto Alegre.

continua após a publicidade

Nesta quinta-feira, a nadadora do Sesi Daynara de Paula marcou 58s35 nos 100m borboleta, bateu o seu próprio recorde de campeonato (58s96, de 2009), e garantiu o índice para ir À Austrália em agosto.

“Eu me coloco muita pressão nesta prova, desde 2009. De manhã, estava muito nervosa e o tempo não foi bom. Mas treino pra isso e agora estou com dois índices para o Pan Pacífico. Os planos estão voltados todos para 2016, que pretendo que seja o melhor de minha vida”, comentou o nadadora, citando a prova da manhã, válida como Campeonato Brasileiro Sênior e classificatória para o Open, à tarde.

Outro destaque do dia foi Natalia de Luccas. A corintiana de 17 anos, que havia batido o recorde sul-americano dos 200m costas há duas semanas, no Brasileiro Júnior, venceu também no Open, com 2min14s43.

continua após a publicidade

“Vinha treinando para superar este recorde, mas não esperava para este ano. Fiquei muito feliz e agora penso em conseguir o índice para o Pan Pacífico, pois quero integrar a seleção brasileira adulta e representar o País”, comentou Natália.

Nos 100m borboleta masculino, ouro para Nicholas Santos, que deve começar a focar esta prova, uma vez que os 50m borboleta, na qual foi campeão mundial em piscina curta, não é prova olímpica.

continua após a publicidade

Leonardo de Deus, do Corinthians, confirmou o favoritismo nos 200m costas e ganhou com a marca de 1min59s07. Pela manhã ele havia feito 1min57s81 e garantido índice para o Pan-Pacífico, além do novo recorde brasileiro.

Nos 200m livre, o vencedor entre os homens foi João Amorim, também do Corinthians, 1min50s07. Na versão feminina, Jéssica Cavalheiro, do Sesi, foi a melhor, 2m01s30, em final emocionante com Larissa Oliveira, do Pinheiros, segunda colocada, com 2m01s35. Pela manhã Manuella Lyrio, do Minas, venceu com 2min01s25 e estabeleu novo recorde do campeonato.