Depois de ficar atrás do Atlético em pelo menos cinco das recentes pesquisas divulgadas sobre volume de torcidas, o Coritiba voltou a aparecer como o mais popular do futebol paranaense.

De acordo com dados publicados, ontem, pelo Instituto Datafolha, o Coxa tem uma projeção de 380 mil torcedores – 10 mil a mais que o Furacão, que aparece com 370 mil.

Apesar de ver seu time na frente, o vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, chegou a desconsiderar as informações do Datafolha. O dirigente questionou a projeção da Portuguesa, com um número maior de torcedores que o total da dupla Atletiba. “Acho que o Coritiba e o Atlético são muito grandes para estarem nesse nível. Isso aí é pesquisa de padaria de português”, disse.

Na projeção nacional, o Alviverde fica em 22.º lugar e o Rubro-Negro em 23º. Um total de 2.600 pessoas acima de 16 anos foram entrevistadas em 144 municípios. Na última pesquisa divulgada pelo instituto, em janeiro de 2010, o Furacão apareceu com 8% da preferência entre os paranaenses -3% a mais de torcedores do que o Coxa.

Os mais populares

Com 22 milhões de torcedores, o Flamengo segue solerte na ponta da tabela. Logo depois surge o Corinthians, com mais de 17 milhões. Na região sul do país, no entanto, o Alvinegro do Parque São Jorge permanece na frente do rival carioca, com 8% das projeções de preferências, contra 7% do Flamengo.

Na lista de preferências dos torcedores, o 3.º colocado é o São Paulo (11 milhões), seguido por Palmeiras (8 milhões), Vasco (5 milhões), Cruzeiro (4 milhões), Grêmio (3 milhões) e Internacional (3 milhões).