Chega o fim de semana e retorna o Campeonato Espanhol carregado de emoção. Barcelona e Sevilla fazem o jogão da 13.ª rodada da competição, às 19h (de Brasília), no Estádio Sánchez Pizjuan, em Sevilha.

O Barça é o líder do campeonato, com 29 pontos, 5 a mais que o clube andaluz, 5.º colocado. Uma partida que será o centro das atenções em toda a Espanha e que terá o lateral Daniel Alves como o protagonista do duelo.

Será a 1.ª vez que o craque brasileiro enfrentará o seu ex-clube, onde passou 5 anos e meio, ganhou títulos e saiu contratado pelo Barcelona no último verão europeu, como o defensor mais caro da história do clube.

A sala de imprensa do Estádio Camp Nou, em Barcelona, ficou cheia na tarde de quinta-feira para ouvir Daniel Alves comentar as sensações para esse jogo, que como ele mesmo reconhece, será especial.

“Seguramente, vou me emocionar. Tudo que eu sou devo ao Sevilla. Foi onde me formei como atleta e como pessoa. Rever meus ex-companheiros e aquela torcida maravilhosa, será algo maravilhoso para mim”, afirmou o jogador.

Mas como todo profissional tem que honrar as cores do time que atua, Daniel Alves fez questão de ressaltar que todo esse carinho não refletirá no seu desempenho durante a partida.

“O meu respeito pelo Sevilla é eterno. Só que agora, defendo o Barcelona e atuarei com a mesma vontade de ganhar que sempre tive lá em Sevilla.” Só que o lateral brasileiro fez uma ressalva: “O que tenho certeza é de que, se eu marcar um gol, não vou comemorar”.

O craque brasileiro aproveitou também para destacar os perigos do time sevilhano. “O Sevilla é um time muito bem montado e tem no ataque o seu ponto forte, com Kanouté e Luís Fabiano. Só que, jogando em casa, o time cresce, pois a torcida apóia os jogadores durante os 90 minutos”, declarou.

Entretanto, Daniel também afirmou que o Barça vai sem medo em busca da vitória. “O Barcelona é um dos times mais fortes do mundo e ainda contamos com o ‘fator Messi’. Sempre jogamos para ganhar, seja onde for, e em Sevilha não será diferente.”

Maratona pela liderança

O duelo contra os sevilhanos será o 1.º dos quatro jogos decisivos que terá o Barcelona no Campeonato Espanhol. Uma maratona de desafios, que o clube catalão pretende superar para chegar ao Natal como líder absoluto do campeonato.

Após o Sevilla, o Barça enfrentará o Valencia e o Real Madrid, no Camp Nou, e depois o Villarreal, fora de casa. Só equipes que, junto com o próprio Barcelona, são favoritos ao título deste ano.

Lucas Duarte, de Barcelona, especial para a Tribuna do Paraná.