São Paulo – Para ganhar mais pontos e chegar ao ouro no solo na Superfinal da Copa do Mundo de Ginástica Artística, Daiane dos Santos exibirá um novo elemento: o tsukahara esticado -uma pirueta com duplo mortal esticado. A competição, que terá a participação de 25 países e reúne os oito melhores atletas por aparelho, será sábado e domingo, no Ginásio do Ibirapuera. ?Só duas ginastas no mundo fizeram esse elemento. Comecei a treinar essa acrobacia depois do mundial?, conta a ginasta com novo visual, com os cabelos alisados.
Na final do solo, ela terá uma adversária nada fácil. É a chinesa Fei Cheng, campeã mundial. Além do solo, ela também é a melhor do planeta no salto. ?Não tem nem o que falar dela. Ela é a campeã mundial. Pegamos pedreira. Vamos dar nosso melhor?, afirma.
No torneio, só participam os atletas que somaram o maior número de pontos em dois anos (2005/2006) nas etapas da Copa do Mundo. Os oito melhores do mundo em cada aparelho apresentam-se uma vez só, o que traz um desgaste menor para os atletas.
Na decisão, Daiane terá mais duas brasileiras ao seu lado. Daniele Hypólito e Laís Souza. Pela primeira vez, três atletas do País vão à final do mesmo aparelho. ?Só é uma pena que as três não possam ganhar medalha?, diz Daniele. No regulamento, apenas duas atletas de cada país podem subir no pódio.


