Curitibano ganha prata no Brasileiro de Judô

Ao pesquisar a respeito da origem dos esportes, podem-se encontrar inúmeras informações interessantes. Como, por exemplo, a de que o exercício originou-se instintivamente na medida em que o homem pré-histórico aumentava sua necessidade de caçar, nadando, saltando e correndo de um lugar a outro.

O primeiro relato histórico de uma olimpíadas está em uma inscrição em disco de pedra datado de 776 a.C. no Templo de Hera, em Olímpia. O povo chinês, muito tempo antes mesmo do grego, já primava pela prática de educação física, que, inclusive, era exercida sob aspectos morais, fisiopedagógicos, médicos, esportivos, rítmicos e militares.

Todas essas odisséias de nosso antepassados nos inspiram à dedicação a alguma atividade física. Em nossa querida capital, há um pequeno grande atleta que vem honrando suas origens orientais. Evandro Yukio Ynumaru, de apenas 12 anos de idade, acabou de conquistar o vice-campeonato brasileiro de judô, na categoria infanto-juvenil em Natal/RN. Tal esporte (Juu Dou “caminho suave”, em língua japonesa), praticado como arte marcial, tem como objetivo o fortalecimento físico, mental e espiritual.

Aluno do Colégio Bom Jesus instituição que brilhantemente incentiva aos esportes -, vai para tatames internacionais disputar o campeonato, Sul-Americano no Equador nos próximos dias. Evandro, serve como incentivo à busca do ideal platônico: “mente são em corpo são”.

Fica aqui registrada nossa torcida ao nosso judoca curitibano” E aproveitamos para convocar todos aqueles atletas adormecidos em seus sofás; corredores que ainda não deram o primeiro passo e mesmo os craques de finais de semana que há tempos não marcam uma partida.

Vençam a preguiça, pulem a inércia da TV e experimentem a maravilhosa sensação de praticar um esporte e assegurar uma vida mais saudável e prazerosa! Evandro recebe grande incentivo dos pais Aldredo e Sandra, bem como de seu irmão, Bruno, também amante dos esportes.