Curitiba está fora do roteiro de visitas oficiais para Copa de 2014

Curitiba ficou na 2.ª divisão entre as candidatas a sede da Copa do Mundo de 2014. Ontem, em reunião com as 18 concorrentes a subsede, cinco cidades foram indicadas pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF para receber a visita de inspetores da Fifa. A capital paranaense e outras 12 alijadas terão de se contentar com um vídeo de 30 minutos para exibir suas qualidades.

A partir do próximo dia 23, a Comissão de Inspeção da Fifa visitará Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A CBF garante que estas cidades não têm vagas garantidas, mas a indicação é claro sinal de que estão em vantagem. O número de cidades-sede do Mundial não está definido – a CBF quer 12 e a Fifa prefere um máximo de 10.

A CBF instruiu os demais representantes a produzirem um vídeo institucional de meia hora, a serem exibidos aos enviados da Fifa entre 24 e 26 de agosto. As imagens devem mostrar itens como projeto de reforma ou construção dos estádios, locais de treinamentos, rede hoteleira, instalações médicas e hospitalares, capacidade aeroportuária, transporte, motivação da população para sediar o evento e herança que a Copa deixará para a cidade.

Assim, Curitiba novamente larga atrás na corrida por um lugar no Mundial. A cidade não foi visitada enquanto Ricardo Teixeira negociava com governos estaduais, e o caderno de encargos enviado pelo governo do Estado foi considerado ruim pela CBF. Para piorar, o Paraná foi o último a confirmar presença na reunião de ontem.

Por causa do atropelo, a representante paranaense foi uma funcionária sem representatividade – a assessora do gabinete da Paraná Esportes, Andréa Horst, que estava no Rio de Janeiro acompanhando o Parapan. Durante o evento, Andréa disse que era compreensível que nem todas as cidades fossem visitadas, e que o governo do Estado vai caprichar para montar um vídeo que exalte Curitiba. A Secretaria Estadual de Turismo ficou encarregada da produção. O secretário Celso Caron prontificou-se a procurar a Prefeitura de Curitiba e o Atlético – dono do estádio pré-indicado – para auxiliarem na confecção do vídeo.

Voltar ao topo