Divulgação
Tocha em Curitiba dia 3.

Faltam poucos dias para que a tocha dos Jogos Pan-Americanos, que está percorrendo o Brasil, chegue a Curitiba. A tocha desembarcará na cidade no dia 3 de julho, vinda de Santa Catarina.

A tocha já passou por cidades da região Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Os jogos serão disputado no Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho.

?Curitiba está se preparando para receber a tocha, que simboliza a força do esporte brasileiro e a integração dos povos. A vinda dela é importante também para dar visibilidade aos programas esportivos municipais, que são instrumentos de inclusão social e de prevenção de saúde?, diz o prefeito Beto Richa.

Curitiba será a trigésima quarta cidade brasileira a receber a chama do Pan, que foi acesa no dia 4 de junho, nas pirâmides de Teotihuacán, na Cidade do México. O roteiro começou em Santa Cruz Cabrália, em Porto Seguro (BA), onde aconteceu o descobrimento do Brasil.

A chama já passou por Porto Seguro, Goiânia, Ouro Preto, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Canindé de São Francisco, Aracaju, Brasília, Recife, Olinda, Maceió, João Pessoa, Fernando de Noronha, Natal, Fortaleza, Teresina, Palmas, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Campo Novo, Campo Grande, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Florianópolis.

Antes de chegar a Curitiba, a tocha passa por Blumenau e Balneário Camboriú.

No dia 3, a tocha sairá do Jardim Botânico, às 11h30, e chegará à Praça Santos Andrade, por volta de 16h30, passando por dezessete bairros. O percurso terá 34 quilômetros, percorrendo os bairros Cristo Rei, Alto da XV, Centro, São Francisco, Batel, Seminário, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, Abranches, São Lourenço, Bom Retiro, Centro Cívico e Ahu.

Serão 82 pessoas que carregarão a tocha em Curitiba.

Cada corredor deverá percorrer 400 metros com a tocha. Durante o percurso, os corredores passarão próximos de marcos turísticos da cidade, como: Jardim Botânico, Rua XV, Relógio das Flores, Teatro Guaíra, Biblioteca Pública, Parque Barigüi, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Centro Cívico e Praça Santos Andrade.

Quatro dias antes de a tocha chegar a Curitiba, equipes do COB estarão na cidade para fazer o trajeto. Após analisar o percurso, os representantes do comitê farão uma reunião com o grupo de apoio da Prefeitura para passar as últimas orientações. ?A Prefeitura está trabalhando para garantir um belo espetáculo?, diz Raul Plassmann, secretário municipal de Esportes.