João Campos é o homem a
ser batido na temporada.

A única categoria do automobilismo mundial com carros movidos a gás natural veicular (GNV) inicia a temporada 2004 hoje no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com a disputa dos treinos livres e classificatórios. O Grande Prêmio Compagás abre a Copa Petrobras Pick-up Racing 2004, categoria multimarcas que conta com a participação dos modelos Ford Ranger, Dodge Dakota e Chevrolet S10, equipados com motor V6 de 240 cavalos de potência.

Neste ano, o campeonato deve ser marcado pelo objetivo comum da maioria dos pilotos de desbancar o atual tricampeão da categoria, João Campos. Desde o surgimento da Pick-up Racing, em 2001, o gaúcho domina a competição, já que venceu 16 das 25 etapas disputadas.

Porém, em 2004, Campos terá mais dificuldades para conquistar o tetra, pois a organização instituiu mudanças do regulamento. A maior novidade para este ano é a entrada de novos fabricantes de kits de conversão para GNV, que terão uma versão mais atualizada. Até o ano passado, os carros eram equipados com kits de segunda geração, que utilizavam distribuidor. Agora, a terceira geração chega à categoria, eliminando o sistema antigo e introduzindo um motor de passo, que melhora o sistema de injeção de combustível.

Além da empresa italiana BRC, a Rodagás, Landirenzo, Oyrsa e Galileo já firmaram parcerias com equipes e estarão na disputa, desenvolvendo os kits das pick-ups. Inclusive, paralela à competição de pilotos e marcas, haverá um campeonato de fabricantes de kits.

Outra inovação no regulamento técnico é a suspensão. Agora, o ajuste pode ser feito de maneira independente nas quatro rodas.

A principal notícia no entanto é a troca da BR Distribuidora pela holding Petrobras como patrocinadora do evento. A categoria funciona como vitrine do produto GNV, e a estratégia da maior empresa brasileira é triplicar o consumo do gás veicular em seis anos, tanto no setor automotivo, quanto industrial e residencial. “No caso do GNV, a Pick-up Racing é a principal ferramenta de divulgação, que comprova a qualidade, segurança e desempenho deste combustível”. Além disso, a Petrobras fechou com a TV Bandeirantes um pacote de transmissão, com sete corridas ao vivo e duas em compacto.