Cruzeiro segue sozinho na ponta

Fortaleza – O Cruzeiro venceu o Fortaleza, ontem, por 2 a 1, no Estádio Plácido Castelo (Castelão), pela 40.ª rodada do campeonato brasileiro da série A, chegando aos 82 pontos e superando a marca de 80 gols (81). A equipe do Fortaleza permanece na antepenúltima colocação com 41 pontos, somando agora 19 derrotas e continua ameaçada de rebaixamento.

Os gols foram marcados por Thiago aos 40 da etapa inicial e Richarlyson (contra), aos cinco do segundo tempo para o time mineiro; descontando Chiquinho, aos 13 da etapa final para o Fortaleza.

No primeiro tempo, os dois times jogaram com o mesmo esquema tático (4-4-2). Apesar da forte marcação adversária, a equipe mineira conseguiu se sobressair com jogadas individuais. Nos primeiros 30 minutos, o jogo manteve-se equilibrado. Aos 35, o Cruzeiro começou a apertar em busca do primeiro gol e quase marcou, numa cobrança de falta perigosa, mas o lateral Chiquinho salvou o Fortaleza, tirando de cabeça. Cinco minutos depois, também numa cobrança de falta pela direita de Alex, Thiago desviou de cabeça, abrindo o placar para o Cruzeiro.

O Fortaleza voltou para o segundo tempo com duas modificações. Messias entrou no lugar de Erandir e Vinícius no lugar de Mazinho Loiola. O técnico do Fortaleza, Márcio Araújo, queria uma equipe mais ofensiva e por isso pôs mais um atacante em campo (Vinícius). Aos cinco, quando o time começava a se organizar em campo, o meia Richarlyson marca, só que contra – Cruzeiro 2 a 0 -, desviando de cabeça falta cobrada por Alex.

O lateral Chiquinho diminuiu para a equipe cearense, aos 13, chutando forte de perna direita no canto esquerdo do goleiro Gomes. A torcida pediu Clodoaldo e o técnico do Fortaleza atendeu. O baixinho substituiu Dino. Com quatro atacantes em campo, o time cearense apertou em busca do empate. Mas aos 36, Rena foi expulso após agredir o zagueiro Maurinho.

Mesmo com um homem a menos, o Fortaleza ainda teve uma boa chance desperdiçada por Clodoaldo que estava cara a cara com o goleiro Gomes. Vanderlei Luxemburgo tirou Wendell colocando Zinho para segurar a vitória. O Cruzeiro joga na próxima quarta-feira contra o Grêmio (RS) e o Fortaleza vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional (RS).

Fortaleza 1 x 2 Cruzeiro

Local: Estádio Plácido Castelo (Castelão).

Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)

Gols: Thiago, aos 40 do primeiro tempo; Richarlyson (contra), aos cinco minutos, Chiquinho, aos 13 do segundo tempo.

Fortaleza: Renato; Chiquinho, Erivelton, Ronaldo Angelim e Sérgio; Dino (Clodoaldo), Erandir (Messias), Richarlyson e Mazinho Loiola (Vinícius); Rena e Finazzi. Técnico: Márcio Araújo.

Cruzeiro: Gomes; Maurinho, Cris, Thiago e Leandro; Augusto Recife; Maldonado, Wendell (Zinho) e Alex (Márcio); Márcio Nobre e Mota (Alex Dias). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Voltar ao topo