A diretoria do Cruzeiro anunciou nesta sexta-feira a demissão do técnico Joel Santana, que estava no comando da equipe desde junho. O novo comandante da equipe já está definido e será Emerson Avila, técnico da seleção brasileira sub-17 e coordenador técnico da equipe profissional desde 2008.

Na última quarta-feira, o Cruzeiro foi derrotado por 4 a 2 pelo Figueirense, em Ipatinga, em duelo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou a equipe mineira em 11º lugar na competição, com 27 pontos, distante da briga por uma vaga na próxima edição da Libertadores.

Contratado para substituir Cuca, Joel Santana dirigiu o Cruzeiro em 15 partidas, com oito vitórias e sete derrotas. Após um bom início, em que chegou a conquistar uma sequência de três triunfos, a equipe caiu de rendimento e venceu apenas três dos últimos nove jogos.

Emerson Ávila está ligado ao Cruzeiro desde 1996, quando começou a trabalhar nas categorias de base do clube. O treinador já dirigiu o time profissional em quatro oportunidades, após as saídas de Paulo Autuori e Adílson Batista, além de uma excursão aos Estados Unidos.

Porém, em todas essas vezes Emerson Ávila dirigiu o Cruzeiro apenas interinamente. Agora, recebe a sua principal chance na carreira de técnico, que também registra passagens por Ipatinga e Grêmio Barueri, além da seleção brasileira sub-17.

Emerson Ávila começa a trabalhar na equipe profissional nesta sexta-feira e terá Alexandre Grasseli, que deixou o comando do time de juniores do Cruzeiro, como auxiliar-técnico. A estreia oficial do técnico acontece no domingo, em São Paulo, diante do Palmeiras, em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.