O Cruzeiro venceu o desfalcado Grêmio, por 1 a 0, ontem, e continua na liderança do campeonato brasileiro, agora com 37 pontos. O jogo, válido pela 18.ª rodada, deixou o Grêmio em posição delicada, perto da zona de rebaixamento, com apenas 18 pontos. A alta qualidade técnica do Cruzeiro se impôs desde o começo.

Compactado defensivamente com a eficiente marcação de Maldonado e Augusto Recife à frente da zaga, o time de Vanderlei Luxemburgo mostrou, no Olímpico, que dificilmente deixará escapar o título. A primeira retrato desse favoritismo aconteceu aos 11? com um forte chute de Zinho no travessão. Aos 17, o Cruzeiro não perdoou: após uma jogada sensacional de Alex, que encobriu Danrlei, Aristizabal concluiu para fazer 1 a 0. O gol foi polêmico, já que o árbitro Luciano Almeida precisou consultar seu auxiliar Jorge Paulo Gomes, que confirmou a condição legal de Aristizabal.

Depois disso o Cruzeiro continuou mandando na partida, com mais oito conclusões, enquanto o Grêmio, totalmente dominado, não chutou nenhuma vez contra o gol de Artur. Esta situação provocou um desolado comentário de Roger, no intervalo. “O Cruzeiro sempre vem em jogadas trabalhadas, com muitas triangulações. A bola vai e volta. Assim é difícil de controlar.”

O segundo tempo foi uma repetição do primeiro. A superioridade do Cruzeiro era tão grande que o Grêmio não conseguia achar o adversário em campo. Tentou o empate, em vão, na base da raça e da correria. Não conseguiu. O Cruzeiro ainda teve um gol injustamente anulado pelo auxiliar Ênio Ferreira, alegando impedimento de Deivid. Aos 40, Artur salvou o Cruzeiro do empate, numa sensacional defesa, após jogada de Flávio.

Ficha Técnica

Grêmio: Danrlei; Ânderson Lima, Polga, Adriano e Roger; Amaral Edu, Émerson (Rodrigo) e Douglas (Bruno); Flávio e Cláudio. Técnico: Darío Pereyra. Cruzeiro: Artur; Maurinho, Cris, Edu Dracena e Leandro; Recife Maldonado, Alex e Zinho (Wendel); Aristizabal e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Gol: Aristizabal aos 17? do 1.º tempo. Árbitro: Luciano Augusto Almeida (Fifa/DF). Cartão amarelo: Polga, Edu, Edu Dracena e Wendel. Renda: R$ 57.246,00. Público: 6.721 pagantes. Local: Olímpico (Porto Alegre).

continua após a publicidade

continua após a publicidade