Com gols dos argentinos Montillo e Farías, o Cruzeiro teve dificuldades, mas no final superou a melhor defesa do Campeonato Brasileiro e venceu nesta quarta-feira o Ceará por 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), pela 24.ª rodada. Com o resultado, o time do técnico Cuca encostou no líder Corinthians, com 44 pontos, dois a mais que o Fluminense – que nesta quinta recebe o Atlético Mineiro, no Rio de Janeiro. O clube cearense conheceu a sua oitava derrota e permanece com 30 pontos.
A expectativa de Cuca se confirmou e o time de Fortaleza entrou em campo com um esquema bastante fechado, privilegiando a marcação e abafando com sucesso o ímpeto celeste. Mesmo assim, o Cruzeiro insistiu nas ações ofensivas. Mas esbarrou nas boas defesas do goleiro Michel Alves, destaque no primeiro tempo.
Insatisfeito com o rendimento da equipe, o treinador do Cruzeiro sacou Roger e promoveu a entrada de Everton. E ousou ao colocar em campo mais um atacante: Wallyson, no lugar do lateral-direito Rômulo. O time mineiro, contudo, continuava preso na forte marcação cearense. Impaciente, a torcida na Arena do Jacaré cobrou raça.
A situação mudou aos 37 minutos, quando o volante Henrique aproveitou um rebote e chutou. A bola tocou no braço de Ernandes e o árbitro sergipano Cláudio Francisco Lima e Silva assinalou pênalti. Montillo, o talentoso meia argentino que vem se consolidando como o mais novo ídolo dos torcedores celestes, cobrou no canto esquerdo, deslocando Michel Alves: 1 a 0.
Após o gol, o Ceará se mandou para o ataque em busca do empate. Aos 42 minutos, o atacante Marcelo Nicácio chegou a balançar as redes, mas o assistente apontou impedimento, contestado pelo time visitante. Nos acréscimos, aos 46, outro argentino consolidou a vitória do Cruzeiro. Demonstrando oportunismo, Farías, de bico, escorou um cruzamento rasteiro da direita e fez 2 a 0, placar final.
Ao final, Cuca demonstrou alívio com a vitória. “Jogo duro, encardido”, comentou. “Tivemos paciência e no final conseguimos uma vitória importante porque foi uma partida muito difícil”, comemorou Montillo.
Ficha técnica
Cruzeiro 2 x 0 Ceará
Cruzeiro – Fábio, Rômulo (Wallyson), Léo (Gil) Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Roger (Everton) e Montillo; Thiago Ribeiro e Farías. Técnico: Cuca.
Ceará – Michel Alves; Oziel, Diego Sacoman, Anderson e Ernandes; Michel, Heleno, João Marcos e Geraldo; Wellington Amorim (Luizinho) e Kempes (Marcelo Nicácio). Técnico: Dimas Filgueiras.
Gols – Montillo (pênalti), aos 37, e Farías, aos 46 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Léo e Henrique (Cruzeiro); Geraldo, Diego Sacoman, Marcelo Nicácio e Ernandes (Ceará).
Árbitro – Cláudio Francisco Lima e Silva (SE).
Renda – R$ 148.398,00.
Público – 16.914 pagantes.
Local – Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).


