O Cruzeiro anunciou nesta quarta-feira a transferência mais cara da sua história. Depois de uma novela que durou alguns dias, o clube mineiro concluiu a compra do zagueiro Dedé junto ao Vasco. Em breve nota publicada no seu site oficial, a equipe celeste diz que as negociações foram finalizadas nesta quarta-feira. O Vasco confirmou a venda.

A transferência é estimada em 5 milhões de euros, superando o antigo recorde do Cruzeiro, que era a compra de Sorín, em 2000, por 5 milhões de dólares junto ao River Plate. A diferença é que naquela época o clube tinha como forte investidor o grupo Hicks Muse.

Agora o dinheiro da compra vem da negociação do meia Montillo, vendido ao Santos, no início do ano, por cerca de 6 milhões de euros (por 60% dos direitos econômicos do argentino). O Cruzeiro antes já havia pagado cerca de R$ 7 milhões para contratar Dagoberto e R$ 4 milhões para ter Everton Ribeiro.

Dedé tem 24 anos e deixou o Vasco por conta das dificuldades financeiras vividas pelo clube carioca, que está com salários e direitos de imagem atrasados. A diretoria cruzmaltina queria envolver jogadores na negociação, mas nenhuma das duas partes revelou quais atletas celestes poderão jogar em São Januário.