Um dos jogadores de maior importância na história da Croácia, Robert Prosinecki assumiu nesta quarta-feira o cargo de técnico da seleção de futebol do Azerbaijão. Aos 45 anos, o ex-meio-campista de Barcelona e Real Madrid pela primeira vez vai comandar um selecionado nacional como treinador.

continua após a publicidade

Revelado pelo Dínamo Zagreb na segunda metade da década de 1980, Prosinecki jogou por sete anos na Espanha, passando pelos dois maiores clubes de lá. Chegou a jogar pela seleção da Iugoslávia, mas depois escolheu representar a Croácia quando houve a independência do seu país e os croatas foram aceitos pela Fifa. Em 1998, jogou a Copa do Mundo e fez dois gols.

Aposentado como jogador em 2004, foi assistente da seleção croata, passou pelo Estrela Vermelha (Sérvia) e pelo Kayserispor (Turquia) antes de ser anunciado pelo Azerbaijão nesta quarta-feira.

Em Baku, vai trabalhar no posto que era de Berti Vogts, alemão que estava no cargo desde 2008 e não conseguiu cumprir a meta de colocar o Azerbaijão pelo menos entre as seleções de segundo ou terceiro escalão da Europa. Assumiu uma equipe que ocupava o 134.º lugar do ranking mundial e a larga na 135.ª posição, depois de levar sonoros 6 a 0 da Croácia pelas Eliminatórias. Na Europa, só fica à frente do Casaquistão e dos amadores Malta, San Marino e Andorra.

continua após a publicidade