Croata bate sérvio e ganha seu 1.º título

A final do torneio ATP 250 de São Petersburgo colocou dois dos favoritos à conquista do torneio frente à frente em um jogo cuja rivalidade ultrapassa as linhas das quadras. O croata Marin Cilic, quarto cabeça de chave, enfrentou o sérvio Janko Tipsarevic, segundo favorito. Com a bolinha em jogo, melhor para Cilic, que venceu por 2 sets a 1, em parciais de 6/3, 3/6 e 6/2 e faturou o seu primeiro título no ano.

O gigante Cilic (1,98m) vinha de um ótimo retrospecto contra Tipsarevic, que vive a melhor fase da carreira. Com seis jogos ocorridos entre os dois atletas no circuito da ATP, o tenista croata tem cinco vitórias, mas perdeu justamente o último confronto, neste ano, no Masters de Miami, ainda na primeira fase.

O retrospecto recente dos dois tenistas fez o jogo ter um início bastante parelho. Tipsarevic foi até melhor nos fundamentos em geral, mas sofreu uma quebra de saque em um momento decisivo, perdendo a primeira parcial por 6/3.

Atual número 13 do mundo, o tenista sérvio reagiu no segundo set. Mostrando um jogo bastante ofensivo, ele acertou três aces e converteu 100% dos pontos de seu primeiro serviço (14 de 14). Devolvendo a quebra de saque do primeiro set, ele também igualou a parcial do primeiro set em 6/3, empatando o jogo em 1 a 1.

Na terceira parcial, Tipsarevic tentou manter o bom momento do set anterior. No entanto, se foi mais uma vez efetivo quando sacou, foi péssimo nas devoluções. Ainda, sofreu duas quebras de saque para um esperto Cilic, que se aproveitou da baixa do rival para vencer por 6/2 e faturar o seu primeiro título no ano.

Voltar ao topo