Cristiano Ávalos fica no Paraná

O zagueiro Cristiano Ávalos esteve com um pé no futebol português. O problema só foi contornado pela diretoria do Paraná Clube no final da tarde de ontem, quando o jogador acertou a prorrogação de seu contrato até dezembro. O bom momento do jogador despertou interesse de alguns empresários e a proposta do Braga era atrativa. Cristiano Ávalos é o jogador mais regular da zaga paranista e participou de todos os dezesseis jogos do tricolor neste Brasileirão e marcou três gols. Com a permanência do jogador assegurada, o técnico Adílson Batista confirmou sua presença no jogo de amanhã, às 20h30, diante do Grêmio, no Couto Pereira.

Envolvido neste impasse desde a última segunda-feira, Cristiano Ávalos não treinou esta semana. O contrato do jogador terminaria hoje e ele poderia seguir novos rumos sem nenhum obstáculo. Por isso, a diretoria mobilizou-se para demovê-lo desta idéia. “Foram muita reuniões e tentamos mostrar a ele que uma boa seqüência neste campeonato brasileiro, futuramente pode render uma negociação muito melhor”, comentou o superintendente de futebol Ricardo Machado Lima. Isso sem contar que Cristiano não teria um ganho tão expressivo deduzindo-se da proposta do Braga os valores relativos a impostos e taxas.

“Com este novo acordo, resolvemos algumas pendências do contrato anterior”, comentou o jogador. “Foi bom para todos”, disse. Agora o Paraná também terá uma porcentagem (não revelada) de futuras transações para o exterior ou mesmo para outro clube brasileiro.

Por se tratar de uma simples prorrogação contratual, não haverá nenhum impedimento para a sua escalação. Um problema a menos para o treinador, que já não terá o volante Pierre, suspenso, e ainda corre o risco de perder o centroavante Renaldo, que será julgado hoje à noite (ver matéria). No trabalho de ontem, Adílson escalou 12 jogadores na equipe principal. Armou o meio-de-campo com três volantes, mas utilizou também três atacantes. O time formou com Flávio; Valentim, Fernando Lombardi, Ageu e Fabinho; Goiano, Fernando Miguel, Émerson e Marquinhos; Maurílio, Renaldo e Caio.

Renaldo será julgado à noite

O técnico Adílson Batista ainda não confirmou se, na eventualidade de perder Renaldo, se o time para começar o jogo diante do Grêmio seria o que treinou ontem, ou se poderia recorrer à uma outra estratégia. Fernandinho teve um bom desempenho no segundo tempo do jogo contra o Vasco, e voltou a marcar gols – ele seria a opção para que o time não perdesse a ofensividade.

Renaldo será julgado na expulsão no jogo frente ao Juventude. A súmula foi “pesada” e o atacante está incurso no artigo 310 do CBDF (agressão), que prevê de 2 a 4 jogos de suspensão. Esta foi a primeira expulsão do jogador e esta “ficha limpa” deve pesar na decisão dos auditores, além do vídeo contendo o lance onde Renaldo foi expulso pelo árbitro catarinense Giuliano Bozzano. “Não houve agressão, por isso, estou tranqüilo e trabalhando para jogar nesta quinta-feira”, afirmou Renaldo.

Voltar ao topo