Do primeiro Confiança x Paraná Clube da história ficará o registro de que a vitória foi tricolor até o último lance. Mas os sergipanos lutaram, aproveitaram que tinham muito campo para atacar e conseguiram o empate em 2×2, nesta sexta-feira (7), em Aracaju, na abertura da Série B do Campeonato Brasileiro. E ficou igual o confronto de Allan Aal sobre Matheus Costa – o atual técnico paranista foi auxiliar de Matheus ano passado.

continua após a publicidade

+ Já montou seu time? Não? Então ouça os Cartoleiros no podcast De Letra!

O Tricolor teve um problema de última hora. E isso me deixou bem preocupado. Não somente pelo fato do lateral Paulo Henrique poder estar infectado pelo novo coronavírus, mas como o processo expôs as falhas do protocolo da CBF. Que é lindo no papel, só que falhou na primeira noite de execução. Afinal, o jogador paranista viajou de avião de Curitiba até Aracaju, ficou no hotel, teve contato com outros jogadores e apenas nesta sexta teve a confirmação do teste positivo. E ainda pode ser ‘falso positivo’. Mas veja o tamanho do risco escancarado no segundo jogo de Campeonato Brasileiro.

A tática de Confiança x Paraná

O Paraná começou a Série B sem surpresas. Só mesmo a má notícia de que Paulo Henrique está com covid-19 – que ele se recupere rápido. Com Toninho e Jean Victor nas laterais e Gabriel Pires voltando ao clube já como titular, Allan Aal mudava peças, mas não o desenho tático. O plano era manter as linhas de marcação bem definidas, exigir muita dedicação dos meias e sair em velocidade com Mosquito, Gabriel e Raphael Alemão.

continua após a publicidade

+ Série B será equilibrada e com Tricolor e Operário com chances de acesso

Do outro lado, alguém que sabia muito bem como o Tricolor jogaria. Não só Matheus Costa tem o histórico na Vila Capanema como foi ele quem montou essa estratégia que Allan adaptou. Apesar das críticas, foi com esse jogo mais cauteloso que o Paraná conseguiu ser competitivo na Série B do ano passado. O Confiança vinha credenciado por uma boa campanha na Copa do Nordeste, mas era uma incógnita para uma longa Segundona.

continua após a publicidade

Como os dois times jogavam de forma bem parecida, era possível ter uma postura mais agressiva. Mas, tirando um momento em que pressionou e teve uma chance clara (além de duas cobranças de falta frontais), o Tricolor seguiu seu posicionamento reativo. Os sergipanos tinham mais posse de bola, mesmo que também não representasse risco em demasia para Alisson.

Mesmo cenário

O primeiro tempo de Confiança x Paraná reforçava a dificuldade ofensiva do Tricolor. A bola não ficava no ataque, e como Raphael Alemão voltava demais, a defesa dos donos da casa se adiantava, encurralando os paranistas. Faltava poder, faltava explosão. E Renan Bressan corria muito e não conseguia jogar. Assim passaram 45 minutos tecnicamente bem fracos.

Mas se alguém poderia resolver, era justamente o camisa 10 paranista. Um chute preciso de Renan Bressan, aos 46 da etapa inicial, não só abriu o placar como o colocou como o autor do primeiro gol da Série B. O meia é a grande esperança da torcida, e fez o primeiro tempo terminar com vantagem dos visitantes. Isso obrigaria o Confiança a partir para cima, cedendo mais espaços – e o Paraná tinha que aproveitar. E poderia ser com Wandson, que fez sua estreia entrando no lugar de Gabriel Pires.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!

E chegou a dar certo. Numa saída em velocidade, Mosquito enfim acertou o gol e ampliou a vantagem tricolor. Mas era muito campo dado para os donos da casa. O Paraná estava inteiro atrás da intermediária. O empate saiu com Danilo Pires e depois foram vinte minutos de drama, com Alisson fazendo defesas importantes, inclusive um milagre no finalzinho. Só que a pressão surtiu efeito, Iago empatou e ‘criador’ e ‘criatura’ terminaram sem razões para festejar. Nessa maratona que é a Série B, o primeiro resultado foi amargo.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?