Na Série B do Campeonato Brasileiro, o negócio é ganhar, e foi o que aconteceu neste Paraná x Avaí. Com as mesmas dificuldades ofensivas apresentadas desde o início do ano, o Tricolor sofreu, mas venceu por 1×0 na noite desta terça-feira (11), na Vila Capanema. E o gol não teve a participação de nenhum jogador paranista.

continua após a publicidade

+ Aposte no Cartola ouvindo o podcast De Letra!

Os quatro pontos conseguidos em duas rodadas permitem dizer que o Paraná Clube tem um bom início nesta Segundona. E a vitória desta terça é importantíssima, porque é contra um adversário de boa qualidade e que vai brigar na parte de cima da tabela.

As mudanças de Allan

Quando foi divulgada a escalação do Paraná Clube, confesso que fiquei sem entender a saída de Carlos Dias. O jogador mais regular do time na temporada – afinal, ele jogou desde o começo do ano – tinha ido para o banco por conta da estreia de Higor Meritão. Até entendo que os dois têm algumas características semelhantes, mas em um jogo em casa seria possível começar com ambos.

continua após a publicidade

Mas Jhony seguiu no time, assim como Gabriel Pires e Raphael Alemão. Tirando Higor e a volta de Paulo Henrique, era o mesmo time que empatara com o Confiança. E a sensação antes da bola rolar era que o Paraná dependeria mais uma vez da qualidade de Renan Bressan. Algo que até o perfil tricolor no Twitter confessou.

Paraná x Avaí: o jogo

Mas o Paraná Clube não partiu para o ataque no início da partida. Não houve mudança de postura tática, o Avaí ficava com a bola, jogando no campo tricolor. Com três zagueiros, Geninho tentava evitar que Ralf, que tá com uma barriguinha respeitável, deixasse a defesa desguarnecida. Com isso, Arnaldo e Capa também iam lá na frente – o treinador campeão da Copa João Havelange com o Paraná admitiu que queria ‘esticar’ o campo, sair da marcação de meio-campo dos donos da casa.

continua após a publicidade

Um caminho possível era fazer com que Gabriel Pires e Gustavo Mosquito avançassem para marcar a saída de bola e acabar com a vida boa dos zagueiros avaianos, mas o Tricolor manteve suas linhas de marcação – com a sutil diferença de Bressan mais à frente, ao lado de Raphael Alemão. Mas o domínio era dos visitantes, com Alisson fazendo duas boas intervenções no primeiro tempo. O posicionamento dos laterais catarinenses confundia a defesa paranista, e Valdívia trafegava livre entre as linhas.

Jhony teve trabalho na marcação de Valdívia. Foto: Albari Rosa/Foto Digital

E do meio para frente, um deserto criativo. Bressan estava cercado por marcadores, e os três atacantes mais marcavam do que atacavam. O Paraná dependia de uma bola, um encaixe de contra-ataque para chegar perto do gol de Lucas Frigeri. Mas era pouco, era preciso ter mais agressividade para chegar na frente.

Volta do intervalo

O Tricolor iniciou o segundo tempo pressionando mais o Avaí. Higor Meritão se aproximou de Bressan e os extremas atuavam mais adiantados. Já servia para acabar com o sossego dos catarinenses. Além disso, passou a arriscar mais de média distância – e isso deveria ser uma iniciativa em qualquer jogo, chuta-se pouco de longe. Foi assim que Jhony acertou o travessão.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!

E como o time melhorou, Allan resolveu não mexer até os 37 minutos. A aposta, mesmo que para pouco tempo, foi em Bruno Gomes e Andrey. Eles podiam dar ‘voltas de classificação’, jogando em altíssima rotação. Mas a vitória veio em um lance daqueles que acontecem no vídeo game – pelo menos com jogadores ruins como eu. Thales comemorou, mas o gol foi contra, de Victor Salinas, que levou uma bolada de Betão. Foi bizarro? Foi. Mas o Paraná ganhou, e nesta Série B é preciso vencer.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?