Marcel deixou sua marca
e superou um recorde no Cori.

Foi com sofrimento, mas foi com a marca da artilharia. O Coritiba penou para vencer o Cascavel por 2 a 1 (de virada), ontem, no estádio Olímpico Regional. Nem mesmo um goleiro – Boligon – em noite inspirada segurou o Cori, que conseguiu sua sétima vitória na temporada, e sexta no campeonato paranaense. Com chuva e tudo, o Coxa deu um passo fundamental para garantir a primeira posição até o final da fase inicial da competição.

O Coritiba entrou em campo pensando em garantir a primeira colocação, ainda mais porque o Paranavaí vencera à tarde e encostara perigosamente. Para isso, o técnico Paulo Bonamigo escalou uma equipe mais ofensiva que o normal, com a entrada de Fernando Mello na ala-esquerda em lugar de Adriano, que foi poupado. Dessa forma, o treinador coxa optou claramente pelo ataque.

E, como era natural, o Alviverde abriria espaços para o ataque adversário. Isso fez com que a partida iniciasse equilibrada, com o Cascavel tendo o domínio territorial. A superioridade coxa só transparecia quando se conseguia tocar a bola, o que era difícil devido ao mau estado do gramado do Olímpico Regional, castigado pelas chuvas. Tcheco, muito marcado, tinha dificuldades para jogar.

Por sinal, a chuva tornou-se, no final das contas, a grande inimiga da partida. Os dois times sofriam para se acertar, o que deixava o jogo muito centralizado. Mas o Coritiba assumiu (como esperado) o controle do jogo a partir da metade do primeiro tempo, quando Ceará e Fernando Mello começaram a ser melhor acionados. Marcel teve boa oportunidade aos 25 minutos, mas a defesa cascavelense cortou.

Instantes depois, o time da casa tentou com Daniel, mas o goleiro Fernando defendeu. E, aos 26 minutos (o melhor momento do Cori na partida), Tagor lançou para Juan, que chutou forte -Fernando apenas desviou, abrindo o placar para o Cascavel. O Coritiba manteve o domínio e obrigou Boligon a fazer ótima defesa aos 38 minutos, depois do arremate de Alexandre Fávaro. O goleiro fez outra boa intervenção aos 46 minutos, quando Fernando Mello chutou com força.

O segundo tempo começou no mesmo diapasão – o Cori tentava atacar e parava na forte marcação do Cascavel, comandada pelo interminável Reginaldo (ex-Paraná). Quando passava, tinha Boligon em grande atuação. Para completar os problemas alviverdes, o time da casa ainda partia em rápidos contra-ataques, como aconteceu aos 8 minutos. Logo depois, Boligon salvou de novo sua equipe ao defender o arremate de Roberto Brum.

E quanto mais o tempo passava, mais o Cori não conseguia romper o ferrolho cascavelense. E isso fazia o time da casa se animar, equilibrando a partida e dificultando ainda mais a vida coxa. Mas sempre há um artilheiro na história: aos 25 minutos, Ceará cruzou e Marcel cabeceou com estilo, empatando o jogo. Com o gol, o centroavante passa a ser o jogador com melhor rendimento ofensivo em um início de temporada – são nove gols em sete jogos.

Era o que o Coritiba precisava – o empate representou o controle efetivo do jogo e despertou o medo no Cascavel, tanto que o técnico Joel Costa tirou o centroavante Dario e colocou o zagueiro Nílson. Aos 32 minutos, Edu Sales aproveitou o cruzamento de Tcheco, mas chutou para fora. Logo depois, Boligon interpôs-se a Alexandre Fávaro e salvou mais uma vez a meta do time da casa.

O goleiro do Cascavel tornava-se o herói do jogo ao defender a cabeçada de Marcel, aos 36 minutos. Fávaro tentou logo depois, mas conseguiu chutar para fora com Boligon fora da meta. Bonamigo colocou Marco Brito, e o atacante participou da jogada com Ceará aos 44 minutos. O lateral cruzou e Edu Sales desviou, definindo a virada e isolando ainda mais o Coritiba na liderança. Agora o Cori precisa de apenas dois pontos contra a ADAP (sábado, às 16h, no Couto Pereira) e Paranavaí para confirmar o título da primeira fase do paranaense.

continua após a publicidade

continua após a publicidade