Coxa joga mal, mas tira o empate na última hora

Londrina

– Um gol do zagueiro Fabrício, nos instantes finais da partida, garantiu a invencibilidade e a vantagem do Coritiba contra o Londrina, para chegar à decisão do campeonato paranaense.

Lotado, o Estádio Vitorino Gonçalves Dias viu o Coritiba sair de um sufoco para manter o favoritismo na partida de volta, no próximo sábado, em Curitiba. O resultado foi muito contestado pelos torcedores do Londrina, que não aceitaram a marcação da falta que gerou o gol de empate coxa.

O primeiro tempo foi equilibrado, com poucos lances mais agudos. O Londrina tentava manter-se no ataque, mas o Coritiba era perigoso nas jogadas de velocidade. Até que Edu Sales foi lançado com perigo pela direita, tirou a marcação e quando limpou para dentro foi derrubado por Dário, em pênalti claro, não marcado pelo árbitro.

O Coritiba dividia bem as jogadas de ataque pelos dois laterais, alternando Adriano e Ceará nas projeções para o ataque. Só que a partir dos 38? perdeu a opção da direita. Ceará sentiu uma fisgada na coxa e foi forçado a sair de campo, substituído pelo meia Pepo e obrigando o técnico Paulo Bonamigo a mexer na estrutura da equipe.

Também explorando as pontas, teve o Londrina nova chance pela direita, com Marcelo Silva entrando em velocidade e chutando para a linha de fundo.

Para o segundo tempo, o Londrina fez duas mudanças, fazendo entrar o zagueiro Márcio Santos e o atacante Zaltron. E logo na primeira jogada Zaltron foi à linha de fundo e chutou cruzado, forçando Fernando a boa defesa.

O Coritiba mudou pela segunda vez, também por contusão. Edu Sales sentiu o joelho e foi substituído por Gelson. Aos 11? saiu o gol do Londrina. Na perfeita cobrança de falta da esquerda, o lateral Jamur mandou para a área, o zagueiro Márcio Santos desviou antes da chegada do goleiro Fernando, abrindo o placar.

Também por contusão, o Coxa perdeu o zagueiro Juninho, substituído aos 23? por Danilo. A perda dos três titulares afetou o rendimento da equipe e o Coritiba não soube mais equilibrar a partida, permitindo que o Londrina voltasse a dominar a partida, na tentativa de ampliar o placar. Que quase conseguiu com Zaltron, que, de fora da área, tirou um zagueiro e chutou fora do alcance do goleiro, perto da trave..

E quando já se imaginava a vitória do Londrina, o Coxa chegou ao empate, praticamente num replay do gol londrinense. Tcheco bateu uma falta para a área e o zagueiro Fabrício cabeceou de costas, tirando a chance de defesa do goleiro Marcelo.

Terminado o jogo, torcedores, dirigentes e radialistas de Londrina pressionaram a arbitragem, exigindo satisfações e responsabilizando Carlos Magno pelo resultado de ontem.

O Coritiba só precisa de outro empate, em casa, para chegar à final.

Leandro, primeiro reforço para o nacional

Cristian Toledo

Londrina – O Coritiba acertou ontem a primeira contratação para o campeonato brasileiro, mas que vai estrear antes. O lateral Leandro, de 23 anos, um dos destaques do Malutrom no paranaense, já é jogador coxa, e será o titular da equipe enquanto Adriano estiver servindo a seleção brasileira sub-20.

O jovem titular coxa segue ainda hoje para o Rio de Janeiro, onde se apresenta (no Aeroporto Antônio Carlos Jobim) ao técnico Valinhos, que comanda a seleção que vai disputar o mundial da categoria nos Emirados Árabes Unidos. Adriano fica fora do Cori até a metade de abril, mas o tempo pode ser maior, já que ele está cotado para ser convocado por Ricardo Gomes para a seleção olímpica que vai disputar a Copa Ouro, em junho, nos Estados Unidos.

Abre-se assim uma grande chance para Leandro, que deve estrear já no dia 12, contra o Ituano, pela Copa do Brasil. “Eu nunca tive a oportunidade de jogar em uma grande equipe. Se eu for contratado pelo Coritiba, será o grande momento da minha carreira”, disse o jogador após a partida de quarta entre Cori e Malutrom. Ele destacou-se no campeonato paranaense graças ao ímpeto ofensivo e aos lances de apuro técnico, apesar de às vezes cometer faltas desleais. Leandro deve se apresentar na terça-feira.

Reaproximação

O convidado especial da diretoria do Coritiba para assistir ao jogo de ontem no VGD foi o ex-presidente Sérgio Prosdócimo, que renunciou em 2000 devido a problemas de saúde. Ele chegou a Londrina ao lado do presidente Giovani Gionédis e do secretário Domingos Moro -sinal de um possível retorno do dirigente, que foi vice-presidente financeiro entre 95 e 99 e presidente nos dois anos seguintes.

Voltar ao topo