Como Paraná Clube e Londrina estão disputando a Divisão de Acesso, a segunda divisão do Campeonato Paranaense, com times ?B?, o Coritiba também resolveu copiar o sistema. Só que para a 1.ª fase da Série Ouro, a Primeira Divisão do estadual de 2007, que começará no dia 30 de setembro deste ano.

A decisão foi anunciada ontem pelo presidente do Coxa, Giovani Gionédis, ao presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Moura. ?Como não participarei do arbitral do estadual, no próximo dia 28, porque estarei em Recife (PE) para o jogo do Coritiba contra o Náutico, vim tratar antecipadamente com o presidente Moura sobre a nossa participação na 1.ª fase da Ouro.?

A intenção da FPF, em antecipar o início do estadual, era para reunir os clubes que não têm calendário no segundo semestre de 2006.

O Coritiba, que disputa a Série B do Brasileiro, assim como os clubes que estão na Série A (o Atlético e o Paraná) e os da Série C (Adap, J. Malucelli e Rio Branco) ficariam fora da disputa. ?Além de preparar nossa equipe para a segunda fase, há a possibilidade de conseguir um vaga na Copa do Brasil?, justificou Gionédis.

O ?campeão? dessa primeira fase do estadual teria assegurada pela FPF uma das vagas do Estado na competição nacional do próximo ano, além de uma vaga na Série C de 2007. Com a possibilidade de o Coxa terminar na primeira colocação, e caso o Alviverde não seja rebaixado para a 3.ª Divisão do Brasileiro, a federação terá agora que adotar nova alternativa para a prometida vaga da Série C.

O presidente do Coritiba disse que enviará um representante para o arbitral da Série Ouro 2007, marcado para sexta-feira, às 15h30, na sede da FPF.

A segunda fase da Série Ouro começa em 17 de janeiro de 2007 com a participação de todas as equipes que estiveram na primeira fase e os demais clubes que têm direito a participar da Ouro, mas estão em outras competições nacionais no segundo semestre de 2006.

Copa Sul

Na próxima segunda-feira, representantes da CBF e os presidentes das federações Paranaense, Catarinense e Gaúcha vão se reunir para tratar da Copa Sul.

A competição deve reunir as quatro equipes de cada estado da região com melhor desempenho nos estaduais.

A Copa Sul aconteceria nas dez datas livres entre a final dos estaduais e o início do Brasileiro. ?Essa será uma competição importante para os dirigentes avaliarem como sua equipe está para o Campeonato Brasileiro.? O encontro vai acontecer na sede da entidade catarinense, no Balneário Camboriú.