Coxa aposta na posse de bola contra o Santos

Quando o desafio é grande, é melhor afiar as garras. Sabendo que enfrentará o principal candidato ao título brasileiro, o Coritiba se arma de todas as estratégias possíveis para encarar o Santos, às 20h30, na Vila Belmiro.

O objetivo é arrancar um bom resultado do líder do campeonato brasileiro, mantendo-se como a equipe com menos derrotas jogando fora de casa (foram apenas duas), e aumentar a série invicta, até o momento de quatro jogos.

E o técnico Antônio Lopes acrescenta mais um detalhe à fórmula que está dando certo nas partidas longe do Alto da Glória. Para segurar o ímpeto ofensivo do Santos, a idéia é manter a posse de bola o máximo possível. Nos treinos que realizou esta semana, a exigência de reter a posse chegou às barras do exagero, com o time titular trocando mais de vinte passes sucessivos.

Para os jogadores, é uma iniciativa válida. “No momento em que dominamos a bola, nós estamos com o comando do jogo, e imprimimos o ritmo que acharmos melhor”, explica o meia Cléber, que pode ser considerado (ao lado de Luís Carlos Capixaba) o “comandante” dessa estratégia dentro de campo. “Ao mesmo tempo, impedimos que o Santos faça o jogo que eles imaginam”, completa o armador.

Lopes sabe da força do ataque do Peixe, mesmo que Ricardinho e Robinho não joguem além de Diego, que já foi negociado com o Porto. Por isso, pediu aos jogadores muita atenção, principalmente a Deivid, que será a referência santista. “Nós não podemos descuidar um instante sequer”, afirma o volante Ataliba. “O Santos tem uma ótima equipe, e todo cuidado é pouco”, concorda o lateral Rafinha.

Tudo para que a boa fase continue, e que os bons resultados fora de casa persistam. Longe de Curitiba, o Coxa perdeu uma das últimas cinco partidas (0x1 Juventude, em 10/7), e vem de vitória sobre o Vasco e empate com o Figueirense. Além da atual invencibilidade, o bom retrospecto anima para a difícil partida. “Nós estamos vivendo um bom momento, e sabemos que temos condições de buscar resultados em Santos e em Salvador”, diz Cléber, lembrando que o jogo de domingo é contra o Vitória, no Barradão.

Ainda mais com a certa soberba apresentada pelos santistas, que acreditam ter dois jogos “fáceis” em casa: Cori e Paysandu. A afirmação irritou os alviverdes. “Todo mundo pode falar antes do jogo. Mas o que decide é o jogo, os noventa minutos. E podem ter certeza que nós vamos entrar em campo para vencer a partida”, avisa Ataliba.

Rafinha, mais um coxa na seleção

O Coritiba emplacou mais um lateral na seleção brasileira. Após Adriano ser campeão da Copa América com o grupo principal, agora é a vez de Rafinha, que foi convocado pelo técnico René Weber (ex-jogador de Internacional e Fluminense) para a seleção sub-20 que participará do Torneio de Shizuoka, no Japão. Além dele, o armador atleticano Evandro e o também lateral Fábio, do Londrina, foram chamados.

A notícia foi dada para o lateral durante o treino de ontem pela manhã, no CT da Graciosa. “É uma emoção muito grande. Estou feliz por ter sido chamado, e por ter a chance de defender a seleção brasileira”, afirmou Rafinha, principal destaque individual do Coritiba nas últimas partidas do campeonato brasileiro.

E ele vem sendo tão importante que o técnico Antônio Lopes já se preocupa com a sua ausência. “Queremos ver se há a possibilidade dele enfrentar o Goiás”, disse o Delegado, pensando no próximo final de semana. A princípio, não há problemas, pois a partida em Goiânia acontece no dia 7, e a apresentação será em 9 de agosto, às 10h, no Aeroporto Santos Dumont.

Do Rio a delegação segue para a Granja Comary, em Teresópolis, onde ficará treinando até o dia 14 de agosto, data do embarque para o Japão. A seleção brasileira sub-20 estréia no Torneio de Shizuoka no dia 19, contra a seleção da cidade; dia 20 enfrenta a Turquia e dia 22 joga com os donos da casa.

CAMPEONATO BRASILEIRO
19ª Rodada
Local: Vila Belmiro (Santos-SP)
Horário: 20h30
Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS)
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e André Veras (RS)
TV – Sportv, Canal 39

Ssantos x Coritiba

Santos
Tapia; Paulo César, André Luiz, Domingos e Léo; Bóvio, Fabinho, Elano e Marcinho; Basílio e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Coritiba
Fernando; Rafinha, Miranda, Vagner e Adriano; Ataliba, Roberto Brum, Luís Carlos Capixaba e Cléber; Tuta e Alemão. Técnico: Antônio Lopes

Voltar ao topo